Postagem em destaque

Código Limpo: Nomes Significativos

Imagem
Às vezes fico com um assunto na cabeça por semanas, até achar uma situação ou um exemplo que esclareça a situação. Explico: estava querendo já a algum tempo escrever sobre boas práticas de programação, e pensei em iniciar por "Nomes Significativos", para seguir a nomenclatura utilizada pelo ótimo livro Código Limpo , de Robert C. Martin.  Entretanto, ficava sempre amarrado em exemplos que pareciam ser bons, mas que ainda eu não tinha visto a utilidade prática.  Antes de continuar preciso explicar que tenho um hábito de anotar num bloco de papel todas as ideias que surgem, pois elas desaparecem com a mesma velocidade que aparecem. Para isso tenho um bloco e caneta na mesa de cabeceira (além de um no banheiro), pois esses são os lugares onde tenho mais ideias... Vai entender... Semana passada, estava com um problema bem complicado e tive uma ideia: "vou criar uma variável para indicar que quando um arquivo tiver um certo tamanho deve gravar algumas informações no log. Pois

Coisas de criança...

Huguinho estava jogando futebol e seu time ganhando por 3 a 1. Jogo duro, disputado palmo a palmo. De repente, ele ouve um grito: "Tiooo! A Lalá quer ir no banheiro fazer cocô!". Era Lili, a filha de um amigo, ajudando sua amiga Lalá.

Não teve jeito, Huguinho sai do jogo e leva Lalá para o banheiro. Foram os nove. Sim, Huguinho, as meninas e todas as SEIS bonecas que tinham levado para brincar.

Lá chegando, Lili que estava apenas acompanhando, resolve que quer fazer o número 1. Mas como Lalá estava apurada ela deixa Lalá usar o vaso primeiro. Lalá então faz o número 2, mas para isso demora uns 5 minutos, pois ambas ficam conversando o tempo todo e Lalá precisa se concentrar para fazer o número 2.

Por fim, Lalá acaba e Lili pode então fazer o número 1. Mais um pouco de demora pois agora é Lalá que puxa conversa com Lili que não consegue se concentrar para fazer o número 1.

Finalmente elas terminam e saem correndo para brincar mais um pouco com as bonecas. Coisas de criança.

Ah sim, quando Huguinho volta, 10 minutos depois, o jogo já está 3 a 3!

Coisas de criança...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Netflix não mostra ícone de streaming

Google Hacking

FTP não funciona no PHP