Postagem em destaque

Código Limpo: Nomes Significativos

Imagem
Às vezes fico com um assunto na cabeça por semanas, até achar uma situação ou um exemplo que esclareça a situação. Explico: estava querendo já a algum tempo escrever sobre boas práticas de programação, e pensei em iniciar por "Nomes Significativos", para seguir a nomenclatura utilizada pelo ótimo livro Código Limpo , de Robert C. Martin.  Entretanto, ficava sempre amarrado em exemplos que pareciam ser bons, mas que ainda eu não tinha visto a utilidade prática.  Antes de continuar preciso explicar que tenho um hábito de anotar num bloco de papel todas as ideias que surgem, pois elas desaparecem com a mesma velocidade que aparecem. Para isso tenho um bloco e caneta na mesa de cabeceira (além de um no banheiro), pois esses são os lugares onde tenho mais ideias... Vai entender... Semana passada, estava com um problema bem complicado e tive uma ideia: "vou criar uma variável para indicar que quando um arquivo tiver um certo tamanho deve gravar algumas informações no log. Pois

4G consome mais bateria

Na eterna luta do consumo de bateria nos smartphones, notei que quando o 4G está ativado o consumo é mais elevado. Durante alguns dias, monitorei o consumo (na verdade, uso o BatteryBot Pro, que mostra o histórico de consumo).

Resumindo a conversa: com o 3G ativado, o consumo de bateria é de cerca de 3,7% por hora; já com o 4G ativado, o consumo sobe para 5,3% por hora. Ou se você preferir, um aumento de 43%. 

Outra maneira de enxergar isso é que com o 3G minha bateria dura 27 horas (viu Motorola, não são 40 horas!) e com 4G apenas 19 horas.

Imagino que isso ocorra pelo fato do smartphone ficar procurando a rede (durante o dia fico em locais onde nem sempre que o 4G funciona). Por enquanto, vou ficar no 3G mesmo.

Comentários

  1. Após desativar o 4G, minha bateria dura o dia inteiro sem eu ter que recarregar no trabalho. Chego ao final do dia (pouco antes de ir dormir) com cerca de 20% da bateria!
    O problema é pagar um plano 4G (mais caro que os demais) e comprar um celular 4G (tbm mais caro que os demais) e não poder usar pq vc, afinal de contas, não tem uma hidrelétrica no bolso pra aguentar o bicho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que isso só vai melhorar quando a rede 4G estiver mais consolidada. Pois dessa maneira, o celular não vai ficar trocando de 3G para 4G o tempo todo. O que parece ser o que causa o problema do alto consumo de bateria.

      Excluir
  2. E verdade mas o 4g no Brasil não tem voz só dados... Intao durante uma chamada e feita no 3g! Intao para ligação o consumo eo msm.. Agora se vc usa Internet móvel e usa o 4g o consumo e mais elevado e o smartphone procurando rede gasta muito mas bateria q o normal... Test feito no m2 aqua Sony. Durou cerca de 33 hora de uso na rede 4g e 36 no 3g.

    ResponderExcluir
  3. E verdade mas o 4g no Brasil não tem voz só dados... Intao durante uma chamada e feita no 3g! Intao para ligação o consumo eo msm.. Agora se vc usa Internet móvel e usa o 4g o consumo e mais elevado e o smartphone procurando rede gasta muito mas bateria q o normal... Test feito no m2 aqua Sony. Durou cerca de 33 hora de uso na rede 4g e 36 no 3g.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Netflix não mostra ícone de streaming

Google Hacking

FTP não funciona no PHP