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Mostrando postagens de setembro, 2009

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Huguinho e Zezinho surfando com granizo

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Certa vez, em outubro de 2023, Huguinho e seu amigo Zezinho foram surfar no final da tarde. O vento estava forte e a chuva, constante. Quando chegaram perto da praia, mal conseguiam segurar suas pranchas. O mar estava bem mexido, e ainda tiveram que andar cerca de 1 km até o pico. Quando estavam se aproximando, começou a cair granizo! Dava para ouvir claramente o barulho das pedras contra as pranchas. Eles se abrigaram embaixo do posto avançado dos salva-vidas, mas não adiantou muito. Ficaram olhando o mar — que estava bem agitado e quebrando bem longe — e perceberam que estava difícil passar a arrebentação. Como o granizo não parava, decidiram entrar assim mesmo. Logo que entraram no mar, o granizo cessou, mas aí começou o verdadeiro desafio: passar a arrebentação. Depois de levar várias séries na cabeça e quase sem forças, finalmente conseguiram. E começaram os raios! Quando estavam quase decidindo sair por causa deles, os raios pararam. Ufa! É algo estranho: você está lá, só você (c...

VirusTotal

Encontrei por acaso um serviço bem interessante na rede: é o VirusTotal . "VirusTotal é um serviço que analisa arquivos suspeitos e proporciona uma rápida detecção de vírus, worms, cavalos de tróia, e todos os tipos de arquivos maliciosos detectados por vários mecanismos de antivírus."

Quadrado Mágico - Parte 1

Irei publicar uma série de postagens sobre algoritmos para resolução dos Quadrados Mágicos . A postagem de hoje é bem simples e tem algumas limitações (por exemplo, só aceita quadrados de grau 3). Mas minha intenção é justamente essa: pegar o algoritmo e ir tornando-o mais complexo e mais genérico. No futuro, tentarei adaptar esse algoritmo para resolução de outro quebra-cabeças que gosto muito: SUDOKU. Mas vamos ao que interessa, que é o código do programa. Desenvolvi em Delphi, mas ele é simples e facilmente adaptável a outras linguagens: {$APPTYPE CONSOLE} program qm; uses SysUtils, Windows, Dialogs, Math, Forms; const GRAU = 3; // Grau do quadrado GRAU2 = GRAU*GRAU; // Total de elementos do quadrado TOTAL = (((1 + GRAU2) * GRAU2) div 2) div GRAU; // Soma total a ser alcançada type TAQuad = array[1..GRAU2] of integer; // Tipo Quadrado var q: TAQuad; limite: int64; // -------------------------------------------------------- // Mostra...