Postagem em destaque

Huguinho e Zezinho surfando com granizo

Imagem
Certa vez, em outubro de 2023, Huguinho e seu amigo Zezinho foram surfar no final da tarde. O vento estava forte e a chuva, constante. Quando chegaram perto da praia, mal conseguiam segurar suas pranchas. O mar estava bem mexido, e ainda tiveram que andar cerca de 1 km até o pico. Quando estavam se aproximando, começou a cair granizo! Dava para ouvir claramente o barulho das pedras contra as pranchas. Eles se abrigaram embaixo do posto avançado dos salva-vidas, mas não adiantou muito. Ficaram olhando o mar — que estava bem agitado e quebrando bem longe — e perceberam que estava difícil passar a arrebentação. Como o granizo não parava, decidiram entrar assim mesmo. Logo que entraram no mar, o granizo cessou, mas aí começou o verdadeiro desafio: passar a arrebentação. Depois de levar várias séries na cabeça e quase sem forças, finalmente conseguiram. E começaram os raios! Quando estavam quase decidindo sair por causa deles, os raios pararam. Ufa! É algo estranho: você está lá, só você (c...

Google Hacking

Segurança digital

Quando vemos um ataque a um grande site pensamos que o hacker provavelmente utilizou ferramentas sofisticadas, etc. O que nem todo mundo sabe é que muitas vezes facilitamos tanto o ataque que o hacker só precisa fazer uma pesquisa no Google para descobrir como invadir.

Antes de prosseguir, uma explicação: o Google consegue trazer tantos resultados (incluindo login e senhas) porque seus robôs (também chamados de spiders ou webcrawlers) vasculham constantemente a internet e indexam as páginas. O problema ocorre quando alguém deixa um arquivo TXT com as senhas utilizadas no desenvolvimento do site, por exemplo, e o site está permitindo a indexação desses arquivos. Isso é mais comum do que você imagina, conforme iremos ver mais abaixo.

Esclarecimentos

Não é meu intuito ensinar ninguém a fazer algo ilegal, pelo contrário, o objetivo é dar ferramentas para que você descubra as fraquezas do seu site e dessa maneira, possa fazer os ajustes necessários para diminuir as vulnerabilidades.

O uso indevido é de sua total responsabilidade. Tenha ética!

Google Hacking ou "Pesquisa avançada do Google"

A barra de pesquisa do Google suporta algumas palavras chaves, chamados operadores ou dorks, que permitem você refinar sua pesquisa. Google Hacking é a pesquisa direcionada a encontrar brechas, utilizando esses operadores.

Nem é necessário se aprofundar muito, com somente 3 operadores você já obtém alguns resultados muito interessantes:

    site:           realiza a pesquisa num site específico. Exemplo: site:br
    filetype:    pesquisa somente pelo tipo de arquivo. Exemplo: filetype:txt
    intext:       pesquisa pelo texto especificado. Exemplo: intext:password

Juntando tudo:
Reparem que trouxe 3.690 resultados. São páginas do Brasil (site:br), com arquivos TXT (filetype:txt) e que contém o texto "password" (intext:password)

Por questão de ética vou mostrar só o resultado de 2 páginas, escondendo as informações principais.
Somente nesse arquivo acima, temos 293 emails e senhas.
Já neste site, temos senhas do banco de dados, do FTP, entre outras.

Existe até mesmo um banco de dados dos operadores do Google Hacking: https://www.exploit-db.com/google-hacking-database. Aqui você encontra as pesquisas já prontas, bastando clicar nos links apropriados.

Se isso não é o suficiente para convencer que o  Google Hacking é muito poderoso, que tal essa imagem, capturada de uma câmera num oficina qualquer? Dica: apenas usei o operador intitle: e informei o modelo da camera. Mesmo que solicite senha, existe uma boa chance da senha ser a default, portanto, bastaria uma busca pelo manual da câmera para descobrir qual o login/senha padrões.

Para saber mais:


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Netflix não mostra ícone de streaming

Radar no KM 175 da BR101