Postagem em destaque

Huguinho e Zezinho surfando com granizo

Imagem
Certa vez, em outubro de 2023, Huguinho e seu amigo Zezinho foram surfar no final da tarde. O vento estava forte e a chuva, constante. Quando chegaram perto da praia, mal conseguiam segurar suas pranchas. O mar estava bem mexido, e ainda tiveram que andar cerca de 1 km até o pico. Quando estavam se aproximando, começou a cair granizo! Dava para ouvir claramente o barulho das pedras contra as pranchas. Eles se abrigaram embaixo do posto avançado dos salva-vidas, mas não adiantou muito. Ficaram olhando o mar — que estava bem agitado e quebrando bem longe — e perceberam que estava difícil passar a arrebentação. Como o granizo não parava, decidiram entrar assim mesmo. Logo que entraram no mar, o granizo cessou, mas aí começou o verdadeiro desafio: passar a arrebentação. Depois de levar várias séries na cabeça e quase sem forças, finalmente conseguiram. E começaram os raios! Quando estavam quase decidindo sair por causa deles, os raios pararam. Ufa! É algo estranho: você está lá, só você (c...

Artigo 7 - Quanto vale a informação?

(Publicado originalmente entre 1994/95)

Seu Benjamim é o proprietário de uma imobiliária. Um dia, ao ligar o seu micro de manhã aparece uma mensagem dizendo que o sistema operacional não foi encontrado. Seu Benjamim, um homem esperto, chama seu filho André - que esta fazendo um cursinho de informática. André olha o micro, tenta diversas vezes ligá-lo, e não consegue - também pudera, o seu curso começou só há seis meses. Subitamente, seu Benjamim lembra que amanhã é dia 5, dia de emitir os recibos para os inquilinos. Desesperado, pega o micro (inclusive cabos, caixas de som, disquetes, teclado, impressora, scanner, câmera digital e modem externo). Na assistência técnica, passa diversos clientes que chegaram antes para trás. Afinal o seu caso de vida ou morte. Finalmente consegue falar com o técnico: "Não consigo acessar os dados dos contratos de locação e tenho que emitir os recibos até amanhã.". Quando o técnico pergunta sobre o backup, responde: "Bê, o quê?". A emissão dos recibos é o menor dos problemas de seu Benjamim, que ainda não percebeu que talvez tenha perdido todos os dados de computador, como os dados referentes aos aluguéis em atraso e aos valores e datas dos contratos, além de valores de repasse aos proprietários, endereços de inquilinos e proprietários, número da conta, agência e banco do proprietário, etc. Agora pergunto: toda essa informação perdida, todo esse transtorno, não vale mais do que R$ 500,00?

Com R$ 500,00, qualquer empresa de pequeno ou médio porte, pode ter um esquema de backup eficiente. Você pode adquirir um Zip Drive (com discos de 100MB); ou um outro disco rígido e colocá-lo em uma gaveta e depois de fazer o backup, levá-lo para casa ou outro lugar seguro qualquer; ou se a empresa possuir uma rede de micros pode colocar o novo disco rígido para que todos os terminais possam usá-lo para backup. Programas de backup podem ser encontrados por pequenos preços ou até mesmo de graça em diversos sites da Internet (www.tucows.com, www.freeware32.com, www.shareware.com).

O micro de seu Benjamim foi atacado por um vírus que apagou todos os programas do sistema operacional e assim ele não podia inicializar o seu computador. Mas o vírus poderia ter apagado todos os dados da imobiliária, que sem backup, não poderiam ser recuperados. Desta vez, seu Benjamim teve sorte, mas e na próxima? Por falar nisso você já fez o seu backup hoje?

Esta é uma obra de ficção. Qualquer semelhança terá sido mera coincidência.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Google Hacking

Netflix não mostra ícone de streaming

Radar no KM 175 da BR101