Postagem em destaque

Huguinho e Zezinho surfando com granizo

Imagem
Certa vez, em outubro de 2023, Huguinho e seu amigo Zezinho foram surfar no final da tarde. O vento estava forte e a chuva, constante. Quando chegaram perto da praia, mal conseguiam segurar suas pranchas. O mar estava bem mexido, e ainda tiveram que andar cerca de 1 km até o pico. Quando estavam se aproximando, começou a cair granizo! Dava para ouvir claramente o barulho das pedras contra as pranchas. Eles se abrigaram embaixo do posto avançado dos salva-vidas, mas não adiantou muito. Ficaram olhando o mar — que estava bem agitado e quebrando bem longe — e perceberam que estava difícil passar a arrebentação. Como o granizo não parava, decidiram entrar assim mesmo. Logo que entraram no mar, o granizo cessou, mas aí começou o verdadeiro desafio: passar a arrebentação. Depois de levar várias séries na cabeça e quase sem forças, finalmente conseguiram. E começaram os raios! Quando estavam quase decidindo sair por causa deles, os raios pararam. Ufa! É algo estranho: você está lá, só você (c...

Atlantis: A Última Missão

Atlantis
Hoje, dia 8 de julho de 2011, será (se o tempo permitir) o último voo da ônibus espacial Atlantis. Aliás, será o último voo dos ônibus espaciais, que deverão ser substituídos em poucos anos por "soluções" da iniciativa privada. Ironia do destino, os americamos ficarão nesse período dependentes dos russos e suas naves Soyuz. Claro que pagarão (cerca de US$ 64 milhões por assento), mas durante a Guerra-Fria isso seria impensável, mesmo pagando.



Soyuz
Considero o fim dos ônibus espaciais uma pena. Apesar do custo altíssimo de cada missão, cerca de US$ 500 milhões, os resultados foram amplamente compensatórios. Além disso, os ônibus espaciais tem uma coisa que as naves russas não tem: o carisma. Toda vez que vejo um ônibus espacial lembro de Star Trek. Durante um tempo ficaremos "apenas" com os foguetes russos. Espero que a iniciativa privada resgate um pouco desse carisma que será perdido.








 
Agora, para quem acha que as viagens espaciais são uma coisa magnífica, tecnológica, cirúrgica, reparem na foto abaixo. É uma foto do pouso do ônibus espacial Discovery durante um pouso. Vejam a sujeira que fica após um voo. Um outro dado interessante: até onde sei o recorde de menor número de problemas técnicos durante uma missão é da Atlantis, em 2010. Foram "apenas" 46!!! O recorde anterior também era da Atlantis: 54. Imaginem o número de problemas técnicos na Columbia ou Challenger (que explodiram). Deve chegar perto de um googol ou até mesmo um googolpex!


Discovery

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Google Hacking

Netflix não mostra ícone de streaming

Radar no KM 175 da BR101