Postagem em destaque

Huguinho e Zezinho surfando com granizo

Imagem
Certa vez, em outubro de 2023, Huguinho e seu amigo Zezinho foram surfar no final da tarde. O vento estava forte e a chuva, constante. Quando chegaram perto da praia, mal conseguiam segurar suas pranchas. O mar estava bem mexido, e ainda tiveram que andar cerca de 1 km até o pico. Quando estavam se aproximando, começou a cair granizo! Dava para ouvir claramente o barulho das pedras contra as pranchas. Eles se abrigaram embaixo do posto avançado dos salva-vidas, mas não adiantou muito. Ficaram olhando o mar — que estava bem agitado e quebrando bem longe — e perceberam que estava difícil passar a arrebentação. Como o granizo não parava, decidiram entrar assim mesmo. Logo que entraram no mar, o granizo cessou, mas aí começou o verdadeiro desafio: passar a arrebentação. Depois de levar várias séries na cabeça e quase sem forças, finalmente conseguiram. E começaram os raios! Quando estavam quase decidindo sair por causa deles, os raios pararam. Ufa! É algo estranho: você está lá, só você (c...

Soluções inteligentes

Às vezes nos deparamos com alguns problemas que parecem sem solução ou com a solução muito difícil.

Dizem que durante a corrida espacial, os americanos se depararam com um problema simples mas que não se encontrava uma solução: como fazer anotações (escrever) no espaço?

Nas primeiras viagens espaciais tripuladas, notou-se que a tinta das canetas (sim, naquela época não existia tablet ou notebook, o que existia era o computador do projeto Apollo, que com 2 KB de RAM não podia se dar ao luxo de ter um editor de texto embutido) não se comportava muito bem com baixa gravidade.

Segundo consta, os americanos fizeram diversos estudos, investiram tempo e recursos e depois de muito esforço conseguiram uma caneta, caríssima, que escrevia no espaço.

Um belo dia resolveram pergutar aos soviéticos como tinham resolvido esse problema. A resposta foi desconcertante: "Foi fácil, usamos lápis." Vale a lição: às vezes a resposta está bem debaixo de nosso nariz, é só saber encontrar.

Esse preâmbulo foi apenas para reforçar algo que passei: como saber se o sistema central de ar condicionado está funcionando? Usando o bom e velho método soviético é fácil: basta amarrar uma fita na saída de ar.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Google Hacking

Netflix não mostra ícone de streaming

Radar no KM 175 da BR101