Postagem em destaque

A incrível velocidade do Go

Imagem
Um dos motivos que gosto do Go (a linguagem de programação, não o jogo), é que ele é extremamente rápido. E não estou falando de utilizar goroutines pois aí é covardia. Estamos migrando um sistema de Coldfusion para Go e PHP e uma das rotinas insere um registro no banco de dados no início e outra no fim do processo. Pense como se fosse um log, mas um log específico para essa rotina. Dessa forma: 2023-05-18 17:45:03. 687     ... [processaImagem] Incorporando imagem 2023-05-18 17:45:03. 688     ... [processaImagem] Imagem incorporada Entre o inicio e o final do processamento levou 1ms. Até aí, tudo bem, se não fosse o fato dessa tabela ter o campo timestamp como parte da chave primária. Se reparar, o tempo é definido em milissegundos. Com o Coldfusion esse processo dura cerca de 20ms. Simplesmente migrando para Go, o tempo caiu muito, para menos de 1ms e assim, começou a dar erro de chave duplicada. A solução? Depende, sempre depende. No nosso contexto, a mais simples foi feita, pois nã

Huguinho, Zezinho e o jogo de vôlei

Huguinho e Zezinho gostavam muito de jogar vôlei de praia, e verdade seja dita, eram realmente bons. Mas por duas vezes enfrentaram adversários que estavam, digamos, num patamar diferente.

A primeira vez, tinham marcado um jogo para o final da tarde em pleno verão. Depois de passar o dia todo na praia, foram pra casa e resolveram comer um pouco antes do jogo. Até hoje não entenderam porque um prato de brigadeiro quente, regado à Coca-Cola gelada não caiu muito bem e o jogo teve que ser cancelado.


No outro episódio, já crescidos, Huguinho e Zezinho, estavam numa praia no sul de Florianópolis e encontraram uns moleques, bem mais novos e baixos, jogando vôlei. Ambos acharam que iam se sair bem, mas a cerveja, a quadra com roseta e cacos de telha, foram outros adversários duríssimos!

    

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Netflix não mostra ícone de streaming

Google Hacking

FTP não funciona no PHP