Postagem em destaque

Código Limpo: Nomes Significativos

Imagem
Às vezes fico com um assunto na cabeça por semanas, até achar uma situação ou um exemplo que esclareça a situação. Explico: estava querendo já a algum tempo escrever sobre boas práticas de programação, e pensei em iniciar por "Nomes Significativos", para seguir a nomenclatura utilizada pelo ótimo livro Código Limpo , de Robert C. Martin.  Entretanto, ficava sempre amarrado em exemplos que pareciam ser bons, mas que ainda eu não tinha visto a utilidade prática.  Antes de continuar preciso explicar que tenho um hábito de anotar num bloco de papel todas as ideias que surgem, pois elas desaparecem com a mesma velocidade que aparecem. Para isso tenho um bloco e caneta na mesa de cabeceira (além de um no banheiro), pois esses são os lugares onde tenho mais ideias... Vai entender... Semana passada, estava com um problema bem complicado e tive uma ideia: "vou criar uma variável para indicar que quando um arquivo tiver um certo tamanho deve gravar algumas informações no log. Pois

Alicate de corte? Não, não uso!

Muitas vezes falamos ou ouvimos falar de profissionais sem preparo. Há umas 2 ou 3 semanas passei por uma experiência e pude comprovar pessoalmente os problemas que isso trazem.

Tive a (in)felicidade de acompanhar dois profissionais de operadoras de telefone diferentes. Fora o fato que um fala mal do outro, me preocupei com algo básico: os dois não tinham um alicate de corte. Vejam que não é um problema de conhecimento ou treinamento, é material de serviço básico mesmo.

Para quem não conhece, o alicate de corte é este:

e este é o alicate "normal":
Quando os dois profissionais foram cortar um simples cabo (fio), não conseguiram - pois apesar de terem só o alicate normal, que possui uma área de corte, esta estava sem fio. Por mais força que fizessem só conseguiam amassar o cabo.

Um processo (cortar o cabo) que leva cerca de um segundo, demorou 30 vezes mais.

Tá certo que o alicate de corte é caro (pode ser encontrado por menos de R$ 10,00)...



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Netflix não mostra ícone de streaming

Google Hacking

FTP não funciona no PHP