Postagem em destaque

WSL: Backup e Restauração

Imagem
Às vezes você tem um drive mais rápido (SSD) que o outro (HD). É o meu caso: meu drive C, é um SSD de 256 GB e meu drive D, é um HD de 512 GB. Um é pequeno e rápido; outro é grande e lento.  Meu drive C, por ser pequeno, acabou ficando sem espaço. Então fui pesquisar por grandes arquivos (usei o excelente TreeSize Free para isso) e descobri um tal de ext4.vhdx que tinha 29 GB. Esse arquivo é a imagem do disco do WSL no Windows e é normal ficar grande. O problema é que mesmo você apagando arquivos ele não diminui. E quando você usa o Docker, a situação se agrava rapidamente. Então, descobri uma maneira de compactar esse arquivo/disco. É um comentário da KarolineWss numa issue do WSL. Funciona maravilhosamente bem. Tanto que consegui diminuir praticamente pela metade o arquivo.  Mas para fazer isso, claro, pesquisei como fazer backup (e restauração). Esse artigo é sobre isso. E com um bônus, esse o arquivo fica numa localização meio complicada para humanos, mas fazendo um bac...

Aplicação dos Logaritmos na Prática

Quando você está estudando logaritmos em Matemática, dificilmente alguém vai lhe dizer qual uma aplicação prática para isso. Mas saiba que existe:

Suponha que você esteja construindo um gráfico com o número de acessos a um site. Num determinado período, de manhã por exemplo, o número máximo de acessos foi 43 às 11:00. À tarde, o número máximo de acessos foi 951. Para determinar qual o valor máximo no eixo y, basta utilizar a fórmula:

maxY = 10 ^ (int(log(n)) + 1), onde n = 43
maxY = 10 ^ (int(log(n)) + 1)
maxY = 10 ^ (int(1,6334) + 1)
maxY = 10 ^ 2
maxY = 100
Já para o número de acessos feitos à tarde, ficaria assim:
maxY = 10 ^ (int(log(n)) + 1), onde n = 951
maxY = 10 ^ (int(log(n)) + 1)
maxY = 10 ^ (int(2,9781) + 1)
maxY = 10 ^ 3
maxY = 1000
Pronto, de manhã o gráfico teria o eixo Y com o valor máximo igual a 100 e à tarde, com o valor máximo igual a 1000.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Netflix não mostra ícone de streaming

Google Hacking

Radar no KM 175 da BR101