Postagem em destaque

Código Limpo: Nomes Significativos

Imagem
Às vezes fico com um assunto na cabeça por semanas, até achar uma situação ou um exemplo que esclareça a situação. Explico: estava querendo já a algum tempo escrever sobre boas práticas de programação, e pensei em iniciar por "Nomes Significativos", para seguir a nomenclatura utilizada pelo ótimo livro Código Limpo , de Robert C. Martin.  Entretanto, ficava sempre amarrado em exemplos que pareciam ser bons, mas que ainda eu não tinha visto a utilidade prática.  Antes de continuar preciso explicar que tenho um hábito de anotar num bloco de papel todas as ideias que surgem, pois elas desaparecem com a mesma velocidade que aparecem. Para isso tenho um bloco e caneta na mesa de cabeceira (além de um no banheiro), pois esses são os lugares onde tenho mais ideias... Vai entender... Semana passada, estava com um problema bem complicado e tive uma ideia: "vou criar uma variável para indicar que quando um arquivo tiver um certo tamanho deve gravar algumas informações no log. Pois

Computação em nuvem é segura?

O recente bug ocorrido no Gmail, que afetou 0,02% de todos os usuários do programa, deve ter deixado muita gente em dúvida: será que a computação em nuvem é realmente segura?

Já respondo: é, mas depende!

Vejamos o caso do Gmail: os dados perdidos foram recuperados. Tá certo, os servidores redundantes e toda a infra-estrutura não conseguiram previnir o bug, mas os dados foram recuperados através do backup feito em fitas (isso é para quem pensava que as fitas eram coisas do passado - veja mais aqui e aqui).

Mas, e se a empresa não fosse a Google ou outra que não tivesse dinheiro infra-estrutura e/ou compromisso com o usuário? Pois é, para esses casos (na verdade, para todos os casos), é interessante ter um backup na sua máquina.

No caso específico do Gmail, a melhor opção que vejo para o backup dos dados é o
Gmail backup. É um programa simples, que possui apenas uma tela, mas que permite você fazer o download de todas as suas mensagens. Uso e recomendo.

Outra opção é usar o Outlook ou equivalente e baixar suas mensagens (deixando uma cópia no servidor).

Quando falamos em segurança também entra em campo a engenharia social. Aqui também devemos levar em consideração a seriedade e compromisso da empresa com os usuários. Afinal, tenho certeza que a maioria dos usuários deixa armazenado nos Gmails da vida, muitas informações pessoais e até mesmo senhas.

Não tem saída. É importante você ter sempre um backup dos seus dados. Assim, mesmo que um ataque nuclear global destrua todos os servidores da Google, você ainda poderá ver seus emails (off-line, é claro).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Netflix não mostra ícone de streaming

Google Hacking

FTP não funciona no PHP