Postagem em destaque

Código Limpo: Nomes Significativos

Imagem
Às vezes fico com um assunto na cabeça por semanas, até achar uma situação ou um exemplo que esclareça a situação. Explico: estava querendo já a algum tempo escrever sobre boas práticas de programação, e pensei em iniciar por "Nomes Significativos", para seguir a nomenclatura utilizada pelo ótimo livro Código Limpo , de Robert C. Martin.  Entretanto, ficava sempre amarrado em exemplos que pareciam ser bons, mas que ainda eu não tinha visto a utilidade prática.  Antes de continuar preciso explicar que tenho um hábito de anotar num bloco de papel todas as ideias que surgem, pois elas desaparecem com a mesma velocidade que aparecem. Para isso tenho um bloco e caneta na mesa de cabeceira (além de um no banheiro), pois esses são os lugares onde tenho mais ideias... Vai entender... Semana passada, estava com um problema bem complicado e tive uma ideia: "vou criar uma variável para indicar que quando um arquivo tiver um certo tamanho deve gravar algumas informações no log. Pois

O que é o Rock in Rio

Tenho visto muitos comentários sobre o Rock in Rio. Que o festival toca pouco rock e muita merda, etc. Bem, isso é verdade. Mas gostaria de lembrar a todos que o Rock in Rio sempre foi assim, desde o primeiro. 

Em 85 o objetivo era fazer um festival de música com atrações nacionais e internacionais. Sabem o por que do nome? Na época, a música da moda era o rock, por tanto, comercialmente falando, o festival só poderia ter a palavra rock no nome.

Porém, as atrações foram variadas sim. Tivemos Alceu Valença, Elba Ramalho, Ivan Lins, entre outras coisas longe do rock. Garanto que se na época tivéssemos Axé, pagode, sertanejo em alta, eles estariam lá...

O objetivo do festival é vender, ser comercializado e o melhor jeito de se obter esse resultado é tentar agradar o maior número de gostos possíveis. Rock in Rio não é um estilo e sim uma marca, uma franquia. Ele se mantem mais no pop do que no rock.

Em 85 tivemos B52s, Gogo's, James Taylor, entre outros que não eram bem rock. O nosso próprio rock nacional tinha poucas bandas de rock. A maioria era new wave, pop.

Claro que doi a gente falar que vai no Rock in Rio para ouvir (credo) Claudia Leite ou Lady Gaga ou qualquer outra coisa ruim desse tipo, mas dentro do objetivo do festival, tudo é válido desde que a comercialização seja garantida.

Por Fabiano Sell Maciel.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Netflix não mostra ícone de streaming

Google Hacking

FTP não funciona no PHP