Postagem em destaque

Código Limpo: Nomes Significativos

Imagem
Às vezes fico com um assunto na cabeça por semanas, até achar uma situação ou um exemplo que esclareça a situação. Explico: estava querendo já a algum tempo escrever sobre boas práticas de programação, e pensei em iniciar por "Nomes Significativos", para seguir a nomenclatura utilizada pelo ótimo livro Código Limpo , de Robert C. Martin.  Entretanto, ficava sempre amarrado em exemplos que pareciam ser bons, mas que ainda eu não tinha visto a utilidade prática.  Antes de continuar preciso explicar que tenho um hábito de anotar num bloco de papel todas as ideias que surgem, pois elas desaparecem com a mesma velocidade que aparecem. Para isso tenho um bloco e caneta na mesa de cabeceira (além de um no banheiro), pois esses são os lugares onde tenho mais ideias... Vai entender... Semana passada, estava com um problema bem complicado e tive uma ideia: "vou criar uma variável para indicar que quando um arquivo tiver um certo tamanho deve gravar algumas informações no log. Pois

Monitorando o desempenho do servidor remotamente

Eu estava com um problema em um servidor que volta e meia ficava com 100% de utilização de CPU. Para monitorar essa situação, utilizei o comando "typeperf", que permite monitorar remotamente os contadores de  desempenho de um micro ou servidor.

O comando que utilizei foi esse:
typeperf "\\servidor\Processor(_Total)\% Processor Time" -si 5
Ele mostra o percentual de ocupação total da CPU a cada 5 segundos.
Para obter a lista de contadores de desempenho (cujos nomes podem variar dependendo da versão do Windows), utilize o comando:
typeperf -q \\servidor > contadores.txt
Isso irá gerar a lista de contadores de desempenho no arquivo contadores.txt. Basta você abrí-lo e procurar pelo contador desejado. Boa sorte.

Ah sim, você também pode digitar "typeperf -?" para obter mais ajuda sobre o programa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Netflix não mostra ícone de streaming

Google Hacking

FTP não funciona no PHP