Postagem em destaque

Código Limpo: Nomes Significativos

Imagem
Às vezes fico com um assunto na cabeça por semanas, até achar uma situação ou um exemplo que esclareça a situação. Explico: estava querendo já a algum tempo escrever sobre boas práticas de programação, e pensei em iniciar por "Nomes Significativos", para seguir a nomenclatura utilizada pelo ótimo livro Código Limpo , de Robert C. Martin.  Entretanto, ficava sempre amarrado em exemplos que pareciam ser bons, mas que ainda eu não tinha visto a utilidade prática.  Antes de continuar preciso explicar que tenho um hábito de anotar num bloco de papel todas as ideias que surgem, pois elas desaparecem com a mesma velocidade que aparecem. Para isso tenho um bloco e caneta na mesa de cabeceira (além de um no banheiro), pois esses são os lugares onde tenho mais ideias... Vai entender... Semana passada, estava com um problema bem complicado e tive uma ideia: "vou criar uma variável para indicar que quando um arquivo tiver um certo tamanho deve gravar algumas informações no log. Pois

Moto X, realmente um smartphone

Quando fui trocar de celular (eu tinha um S3), pesquisei muito sobre qual aparelho iria comprar, afinal de contas o preço deles aqui no Brasil é altíssimo. Para encurtar a conversa, fiquei entre o LG G2, o Samsung S4 e o Motorola Moto X. São todos excelentes aparelhos, mas resolvi apostar no Moto X, com o qual estou desde o dia 2 de janeiro.

Não vou expor as características técnicas do Moto X, mas apenas falar do seus pontos fortes e fracos.

Positivo
- Reconhecimento de voz. Basta você falar "OK, Google Now" e o aparelho acorda e fica a sua disposição para executar algum comando.

- Notificações inteligentes. Quantas vezes por dia você liga o seu celular apenas para ver se tem mensagem ou ver as horas? Com o Moto X, basta você pegar o aparelho na mão, que são mostradas as notificações e o horário - sem ter que apertar nenhum botão.

- O aplicativo Assist identifica se você está dirigindo, em reunião ou dormindo, e toma uma ação para cada um desses estados: lê seus emails, silencia o celular, etc.

- Android quase puro. A Motorola/Google colocaram um Android quase sem modificações, o que deixa o visual mais clean (e mais rápido). Outra vantagem é que as atualizações devem ser disponibilizadas mais rápidas (já estou com o Android 4.4., o KitKat).

- Girar o pulso duas vezes para abrir a câmera é muito fácil e rápido.

- A bateria parece ser um pouco melhor que a do S3. Eu diria que é entre 10% e 20% melhor. Mais tarde poderei avaliar melhor esse quisito.

Negativo
- A câmera talvez seja o ponto mais fraco desse celular. Apesar de ter 10 megapixel, a qualidade é apenas boa.

- O fato de ter 16 MB de memória interna me incomoda. Não sei se isso é um problema para a maioria...

Conclusão
No meu entendimento, as vantagens superam com folga as desvantagens. Eu arrisco a dizer que o Moto X é realmente um smartphone.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Netflix não mostra ícone de streaming

Google Hacking

FTP não funciona no PHP