Postagem em destaque

A incrível velocidade do Go

Imagem
Um dos motivos que gosto do Go (a linguagem de programação, não o jogo), é que ele é extremamente rápido. E não estou falando de utilizar goroutines pois aí é covardia. Estamos migrando um sistema de Coldfusion para Go e PHP e uma das rotinas insere um registro no banco de dados no início e outra no fim do processo. Pense como se fosse um log, mas um log específico para essa rotina. Dessa forma: 2023-05-18 17:45:03. 687     ... [processaImagem] Incorporando imagem 2023-05-18 17:45:03. 688     ... [processaImagem] Imagem incorporada Entre o inicio e o final do processamento levou 1ms. Até aí, tudo bem, se não fosse o fato dessa tabela ter o campo timestamp como parte da chave primária. Se reparar, o tempo é definido em milissegundos. Com o Coldfusion esse processo dura cerca de 20ms. Simplesmente migrando para Go, o tempo caiu muito, para menos de 1ms e assim, começou a dar erro de chave duplicada. A solução? Depende, sempre depende. No nosso contexto, a mais simples foi feita, pois nã

4G consome mais bateria

Na eterna luta do consumo de bateria nos smartphones, notei que quando o 4G está ativado o consumo é mais elevado. Durante alguns dias, monitorei o consumo (na verdade, uso o BatteryBot Pro, que mostra o histórico de consumo).

Resumindo a conversa: com o 3G ativado, o consumo de bateria é de cerca de 3,7% por hora; já com o 4G ativado, o consumo sobe para 5,3% por hora. Ou se você preferir, um aumento de 43%. 

Outra maneira de enxergar isso é que com o 3G minha bateria dura 27 horas (viu Motorola, não são 40 horas!) e com 4G apenas 19 horas.

Imagino que isso ocorra pelo fato do smartphone ficar procurando a rede (durante o dia fico em locais onde nem sempre que o 4G funciona). Por enquanto, vou ficar no 3G mesmo.

Comentários

  1. Após desativar o 4G, minha bateria dura o dia inteiro sem eu ter que recarregar no trabalho. Chego ao final do dia (pouco antes de ir dormir) com cerca de 20% da bateria!
    O problema é pagar um plano 4G (mais caro que os demais) e comprar um celular 4G (tbm mais caro que os demais) e não poder usar pq vc, afinal de contas, não tem uma hidrelétrica no bolso pra aguentar o bicho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que isso só vai melhorar quando a rede 4G estiver mais consolidada. Pois dessa maneira, o celular não vai ficar trocando de 3G para 4G o tempo todo. O que parece ser o que causa o problema do alto consumo de bateria.

      Excluir
  2. E verdade mas o 4g no Brasil não tem voz só dados... Intao durante uma chamada e feita no 3g! Intao para ligação o consumo eo msm.. Agora se vc usa Internet móvel e usa o 4g o consumo e mais elevado e o smartphone procurando rede gasta muito mas bateria q o normal... Test feito no m2 aqua Sony. Durou cerca de 33 hora de uso na rede 4g e 36 no 3g.

    ResponderExcluir
  3. E verdade mas o 4g no Brasil não tem voz só dados... Intao durante uma chamada e feita no 3g! Intao para ligação o consumo eo msm.. Agora se vc usa Internet móvel e usa o 4g o consumo e mais elevado e o smartphone procurando rede gasta muito mas bateria q o normal... Test feito no m2 aqua Sony. Durou cerca de 33 hora de uso na rede 4g e 36 no 3g.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Netflix não mostra ícone de streaming

Google Hacking

FTP não funciona no PHP