Postagem em destaque

A incrível velocidade do Go

Imagem
Um dos motivos que gosto do Go (a linguagem de programação, não o jogo), é que ele é extremamente rápido. E não estou falando de utilizar goroutines pois aí é covardia. Estamos migrando um sistema de Coldfusion para Go e PHP e uma das rotinas insere um registro no banco de dados no início e outra no fim do processo. Pense como se fosse um log, mas um log específico para essa rotina. Dessa forma: 2023-05-18 17:45:03. 687     ... [processaImagem] Incorporando imagem 2023-05-18 17:45:03. 688     ... [processaImagem] Imagem incorporada Entre o inicio e o final do processamento levou 1ms. Até aí, tudo bem, se não fosse o fato dessa tabela ter o campo timestamp como parte da chave primária. Se reparar, o tempo é definido em milissegundos. Com o Coldfusion esse processo dura cerca de 20ms. Simplesmente migrando para Go, o tempo caiu muito, para menos de 1ms e assim, começou a dar erro de chave duplicada. A solução? Depende, sempre depende. No nosso contexto, a mais simples foi feita, pois nã

O caso do computador com 100% de uso de HD

Durante várias semanas meu computador apresentou um problema: do nada, o HD era acessado de tal maneira que não conseguia mais nem mexer o mouse. Veja bem, a utilização era de 100% do HD e não da CPU.

No início eu apenas reiniciava o computador, mas o problema ficou tão constante que já era impossível trabalhar. Comecei então, meu trabalho de detetive.

Primeiro achei que era o antivírus. Desativei-o mas o problema teimava em voltar. Forcei a atualização do software e do banco de dados do antivírus – nada.

Depois, imaginei que podia ser a atualização do Windows, que trabalha em background. Forcei também a atualização do Windows, mas sem resultados.

Outra tentativa foi trocar o Chrome pelo Firefox, além de remover todos os módulos de segurança dos três bancos que uso (isso deu tanto trabalho que merece um post exclusivo, mas vou deixar para depois, pois ainda estou traumatizado). Tudo em vão.

Resolvi então, buscar ajuda no Google. Encontrei alguns links reportando o problema e o possível candidato a vilão: o processo svchost.exe. O processo em si não, mas os serviços por ele iniciados. Analisando a relação de serviços, tentei desabilitar: Windows Update, BITS, BROWSER. Durante um tempo, até funcionou, mas depois de reiniciar o computador, o problema voltou após algumas horas de uso.

Parti então, para uma solução radical: desabilitei tudo que eu podia: Superfetch, Firewall, Windows Search, Windows Update, e mais alguns serviços menos votados. Mas acontecia o mesmo que ocorreu o problema voltava depois de um tempo.

Minha última cartada: desinstalei vários programas que não utilizava e depois passei o CCleanerRegistry Repair e QRegDefrag (em vários momentos, eu já havia executado esse trio, mas depois de desinstalar vários softwares me vi obrigado a executá-los novamente. Por fim, instalei Intel Driver Update Utility, e atualizei todos os drivers.

Nada disso resolveu. Depois de um tempo o problema voltou. Meu próximo palpite: ccmexec.exe. Parei o serviço e desabilitei a inicialização automática.

Aparentemente funcionou. Mas eu precisava ter certeza. Então, habilitei novamente o serviço e o computador voltou a apresentar o problema. Desabilitei e o problema parou. Bingo! Finalmente o problema estava solucionado.

Por via das dúvidas, removi o serviço: basta digitar em "Executar", o comando "SC DELETE CCMEXEC" (sem as aspas).

Comentários

  1. No trabalho tbm tenho esse problema mas como temos o Microsoft Active Directory, iniciei um cmd como administrador do sistema e executei com êxito o comando! Valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem lembrado. Na maioria dos casos será preciso executar o CMD como administrador do sistema.

      Valeu!

      Excluir
  2. Se foi trabalhoso para ti Xande... no meu caso eu daria uma martelada he he he.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Netflix não mostra ícone de streaming

Google Hacking

FTP não funciona no PHP