Postagem em destaque

A incrível velocidade do Go

Imagem
Um dos motivos que gosto do Go (a linguagem de programação, não o jogo), é que ele é extremamente rápido. E não estou falando de utilizar goroutines pois aí é covardia. Estamos migrando um sistema de Coldfusion para Go e PHP e uma das rotinas insere um registro no banco de dados no início e outra no fim do processo. Pense como se fosse um log, mas um log específico para essa rotina. Dessa forma: 2023-05-18 17:45:03. 687     ... [processaImagem] Incorporando imagem 2023-05-18 17:45:03. 688     ... [processaImagem] Imagem incorporada Entre o inicio e o final do processamento levou 1ms. Até aí, tudo bem, se não fosse o fato dessa tabela ter o campo timestamp como parte da chave primária. Se reparar, o tempo é definido em milissegundos. Com o Coldfusion esse processo dura cerca de 20ms. Simplesmente migrando para Go, o tempo caiu muito, para menos de 1ms e assim, começou a dar erro de chave duplicada. A solução? Depende, sempre depende. No nosso contexto, a mais simples foi feita, pois nã

O caso do computador com 100% de uso de HD - Parte 2

Esse assunto já foi tratado aqui (O caso do computador com 100% de uso de HD), mas voltou a ocorrer comigo, e agora em outro computador. A solução encontrada também foi outra, como veremos no final desse post.

O meu notebook é um HP Envy 4 e já tem alguns anos de uso. Veio com o Windows 8 Pro e atualizei para o Windows 10. Usei durante anos e nunca tive problemas, mas há cerca de um mês começou a usar 100% do HD. Às vezes ficava tão lento que tinha que resetá-lo, pois tratava (com a luz do HD acesso o tempo todo).

Repeti basicamente o procedimento da primeira vez que ocorreu o problema, mas não conseguia determinar qual o processo estava causando a lentidão.

Resolvi então, alterar os arquivos de paginação do Windows: estava em modo automático.

E defini manualmente para 4 GB (a mesma quantidade de RAM que eu tenho):

Bastou reiniciar e o problema foi resolvido!

Comentários

  1. Essas artimanhas eram usadas no win95/98, lembra? Boa sacada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não me surpreenderia se daqui a pouco eu tiver que deixar o arquivo de paginação em modo automático!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Netflix não mostra ícone de streaming

Google Hacking

FTP não funciona no PHP