Postagem em destaque

A incrível velocidade do Go

Imagem
Um dos motivos que gosto do Go (a linguagem de programação, não o jogo), é que ele é extremamente rápido. E não estou falando de utilizar goroutines pois aí é covardia. Estamos migrando um sistema de Coldfusion para Go e PHP e uma das rotinas insere um registro no banco de dados no início e outra no fim do processo. Pense como se fosse um log, mas um log específico para essa rotina. Dessa forma: 2023-05-18 17:45:03. 687     ... [processaImagem] Incorporando imagem 2023-05-18 17:45:03. 688     ... [processaImagem] Imagem incorporada Entre o inicio e o final do processamento levou 1ms. Até aí, tudo bem, se não fosse o fato dessa tabela ter o campo timestamp como parte da chave primária. Se reparar, o tempo é definido em milissegundos. Com o Coldfusion esse processo dura cerca de 20ms. Simplesmente migrando para Go, o tempo caiu muito, para menos de 1ms e assim, começou a dar erro de chave duplicada. A solução? Depende, sempre depende. No nosso contexto, a mais simples foi feita, pois nã

Eles, rôbos

“Quando Stephen Hawking e Elon Musk nos alertaram, alguns acharam engraçado, outros ficaram receosos mas poucos levaram a serio. Hoje, apenas 15 anos depois, vimos que infelizmente, eles estavam certos.

Quando a sonda alienígena pousou, todos ficaram imaginando como seria a aparência desses seres. A surpresa, para a maioria, foi grande, quando surgiu um robô...”

O texto acima, bem que poderia ter sido tirado de um livro de ficção (ou não), mas se parar para pensar é mais do que provável que nosso primeiro contato ocorra dessa forma. Imagine uma viagem espacial, curta, de um ano: o ser humano precisa de banheiro, cama, recreação, alimentação. Talvez até de um simulador de gravidade. Tudo isso representa espaço e peso (já tentou imaginar quanto de água e alimentos, uma pessoa consome em um ano?). A nave precisa ser maior, para abrigar todas essas necessidades, e uma nave maior, requer mais combustível.

Agora, pense em trocar o ser humano por um robô: não precisa de banheiro, cama, recreação ou alimentação. O espaço necessário é reduzido drasticamente.

Com o avanço da IA e da robótica, em pouco tempo conseguiremos enviar robôs para os confins do universo. Agora, imagine uma civilização apenas 10.000 anos mais avançada que a nossa. Lembre-se que os computadores surgiram há poucas décadas.

Pensando bem, acho que Marte vai receber um robô (quando falo em robô, não necessariamente precisa ter a aparência humanóide, "basta" ter inteligência suficiente para tomar decisões sozinho), antes de um ser humano.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Netflix não mostra ícone de streaming

Google Hacking

FTP não funciona no PHP