Postagem em destaque

Código Limpo: Nomes Significativos

Imagem
Às vezes fico com um assunto na cabeça por semanas, até achar uma situação ou um exemplo que esclareça a situação. Explico: estava querendo já a algum tempo escrever sobre boas práticas de programação, e pensei em iniciar por "Nomes Significativos", para seguir a nomenclatura utilizada pelo ótimo livro Código Limpo , de Robert C. Martin.  Entretanto, ficava sempre amarrado em exemplos que pareciam ser bons, mas que ainda eu não tinha visto a utilidade prática.  Antes de continuar preciso explicar que tenho um hábito de anotar num bloco de papel todas as ideias que surgem, pois elas desaparecem com a mesma velocidade que aparecem. Para isso tenho um bloco e caneta na mesa de cabeceira (além de um no banheiro), pois esses são os lugares onde tenho mais ideias... Vai entender... Semana passada, estava com um problema bem complicado e tive uma ideia: "vou criar uma variável para indicar que quando um arquivo tiver um certo tamanho deve gravar algumas informações no log. Pois

Dicas de como trabalhar com o Outlook

Trabalho com o Outlook desde 2004, e só agora, em 2019 e 2020, descobri duas dicas bem interessantes de como trabalhar com ele. Na verdade, nem sei se as versões (minha versão é a Professional Plus 2013) mais antigas suportam isso que vou falar, mas creio que sim.

A primeira dica, um colega de trabalho mostrou ano passado e tem a ver com Regras e Alertas e consiste em criar Categorias com cores diferentes, dependentes do encaminhamento da mensagem:

- somente para mim, prioridade alta, cor verde;
- enviada também para mim, prioridade média, cor azul;
- enviada para mim, em cópia, prioridade baixa, cor cinza.



Basta criar uma regra para cada um desses encaminhamentos e sinalizar a categoria desejada. É muito útil para quem recebe dezenas ou centenas de emails diariamente e precisa priorizar a leitura. Dessa forma, uma primeira priorização já é feita automaticamente.

A segunda dica, tem a ver com as pastas de pesquisa. Sabe aquelas pesquisas que você rotineiramente repete? Ao invés de você digitar os critérios todas as vezes, basta clicar na pasta que os resultados já são mostrados. No meu caso, criei três pastas de pesquisa e coloquei como Favoritos. Posteriormente você pode alterar os critérios de pesquisa.

- Para Acompanhento: mostra todas as mensagens marcadas para acompanhamento, não importa a pasta ou sub-pasta onde se encontra.
- Esta Semana: mostra todas as mensagens recebidas esta semana.
- Importante: mostra todas as mensagem marcadas como importante.


Para criar uma pasta de pesquisa, clique com o botão da direita em "Pastas de Pesquisa", clique em "Nova Pasta de Pesquisa"

Depois, selecione um tipo de pasta (pesquisa). Depois você pode personalizar a pasta, clicando nela com o botão da direita.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Netflix não mostra ícone de streaming

Google Hacking

FTP não funciona no PHP