Postagem em destaque

A incrível velocidade do Go

Imagem
Um dos motivos que gosto do Go (a linguagem de programação, não o jogo), é que ele é extremamente rápido. E não estou falando de utilizar goroutines pois aí é covardia. Estamos migrando um sistema de Coldfusion para Go e PHP e uma das rotinas insere um registro no banco de dados no início e outra no fim do processo. Pense como se fosse um log, mas um log específico para essa rotina. Dessa forma: 2023-05-18 17:45:03. 687     ... [processaImagem] Incorporando imagem 2023-05-18 17:45:03. 688     ... [processaImagem] Imagem incorporada Entre o inicio e o final do processamento levou 1ms. Até aí, tudo bem, se não fosse o fato dessa tabela ter o campo timestamp como parte da chave primária. Se reparar, o tempo é definido em milissegundos. Com o Coldfusion esse processo dura cerca de 20ms. Simplesmente migrando para Go, o tempo caiu muito, para menos de 1ms e assim, começou a dar erro de chave duplicada. A solução? Depende, sempre depende. No nosso contexto, a mais simples foi feita, pois nã

Iniciando o Windows Terminal com layout pré-definido (4 janelas)

Se você gosta ou precisa usar o Windows Terminal (WT), talvez já tenha sentido a necessidade de abrir várias abas. Mas dependendo do que você faz, várias abas não são assim tão confortáveis para trabalhar, . Por exemplo: você sobe um servidor numa aba e em outro dispara comandos CURL para verificar se sua API está respondendo a contento. Nesse caso, você precisa ficar alternando entre as abas para ver o resultado. E se desse para ver tudo de uma só vez? 


O melhor é que dá sim. E é fácil! Basicamente, você chama o executável do WT (wt.exe) passando alguns argumentos. Nesse link, tem uma descrição completa dos argumentos. Uma janela como a de cima, pode ser obtida com o comando:

wt.exe -M -d d:\temp ; sp wsl.exe ~ ; mf left ; sp -d d:\dev ; mf right; sp -d d:\bin\monitor

Uma breve descrição dos argumentos utilizados acima:

-M maximiza a tela
-d abre a janela em um determinado diretório
sp (split-panel) divide uma janela/painel
mf (move-focus) move o foco numa direção (left, right, down, up)

E se eu quiser executar um programa, automaticamente, quando abrir as janelas? Sem problemas! Depois da pasta, acrescente seu comando, após um "cmd /k". Por exemplo: para mostrar o conteúdo do arquivo monitor.log, assim que carregar a tela, na aba da direita em baixo, basta acrescentar: "cmd /k type monitor.log". 

Dessa forma, o comando completo fica assim:

wt.exe -M -d d:\temp ; sp wsl.exe ~ ; mf left ; sp -d d:\dev ; mf right; sp -d d:\bin\monitor cmd /k type monitor.log

Para ficar melhor ainda, crie um atalho no Desktop, apontando para o comando acima e atribua um atalho. ;)



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Netflix não mostra ícone de streaming

Google Hacking

FTP não funciona no PHP