Postagem em destaque

Código Limpo: Nomes Significativos

Imagem
Às vezes fico com um assunto na cabeça por semanas, até achar uma situação ou um exemplo que esclareça a situação. Explico: estava querendo já a algum tempo escrever sobre boas práticas de programação, e pensei em iniciar por "Nomes Significativos", para seguir a nomenclatura utilizada pelo ótimo livro Código Limpo , de Robert C. Martin.  Entretanto, ficava sempre amarrado em exemplos que pareciam ser bons, mas que ainda eu não tinha visto a utilidade prática.  Antes de continuar preciso explicar que tenho um hábito de anotar num bloco de papel todas as ideias que surgem, pois elas desaparecem com a mesma velocidade que aparecem. Para isso tenho um bloco e caneta na mesa de cabeceira (além de um no banheiro), pois esses são os lugares onde tenho mais ideias... Vai entender... Semana passada, estava com um problema bem complicado e tive uma ideia: "vou criar uma variável para indicar que quando um arquivo tiver um certo tamanho deve gravar algumas informações no log. Pois

Iniciando o Windows Terminal com layout pré-definido (4 janelas)

Se você gosta ou precisa usar o Windows Terminal (WT), talvez já tenha sentido a necessidade de abrir várias abas. Mas dependendo do que você faz, várias abas não são assim tão confortáveis para trabalhar, . Por exemplo: você sobe um servidor numa aba e em outro dispara comandos CURL para verificar se sua API está respondendo a contento. Nesse caso, você precisa ficar alternando entre as abas para ver o resultado. E se desse para ver tudo de uma só vez? 


O melhor é que dá sim. E é fácil! Basicamente, você chama o executável do WT (wt.exe) passando alguns argumentos. Nesse link, tem uma descrição completa dos argumentos. Uma janela como a de cima, pode ser obtida com o comando:

wt.exe -M -d d:\temp ; sp wsl.exe ~ ; mf left ; sp -d d:\dev ; mf right; sp -d d:\bin\monitor

Uma breve descrição dos argumentos utilizados acima:

-M maximiza a tela
-d abre a janela em um determinado diretório
sp (split-panel) divide uma janela/painel
mf (move-focus) move o foco numa direção (left, right, down, up)

E se eu quiser executar um programa, automaticamente, quando abrir as janelas? Sem problemas! Depois da pasta, acrescente seu comando, após um "cmd /k". Por exemplo: para mostrar o conteúdo do arquivo monitor.log, assim que carregar a tela, na aba da direita em baixo, basta acrescentar: "cmd /k type monitor.log". 

Dessa forma, o comando completo fica assim:

wt.exe -M -d d:\temp ; sp wsl.exe ~ ; mf left ; sp -d d:\dev ; mf right; sp -d d:\bin\monitor cmd /k type monitor.log

Para ficar melhor ainda, crie um atalho no Desktop, apontando para o comando acima e atribua um atalho. ;)



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Netflix não mostra ícone de streaming

Google Hacking

FTP não funciona no PHP