Postagem em destaque

Código Limpo: Nomes Significativos

Imagem
Às vezes fico com um assunto na cabeça por semanas, até achar uma situação ou um exemplo que esclareça a situação. Explico: estava querendo já a algum tempo escrever sobre boas práticas de programação, e pensei em iniciar por "Nomes Significativos", para seguir a nomenclatura utilizada pelo ótimo livro Código Limpo , de Robert C. Martin.  Entretanto, ficava sempre amarrado em exemplos que pareciam ser bons, mas que ainda eu não tinha visto a utilidade prática.  Antes de continuar preciso explicar que tenho um hábito de anotar num bloco de papel todas as ideias que surgem, pois elas desaparecem com a mesma velocidade que aparecem. Para isso tenho um bloco e caneta na mesa de cabeceira (além de um no banheiro), pois esses são os lugares onde tenho mais ideias... Vai entender... Semana passada, estava com um problema bem complicado e tive uma ideia: "vou criar uma variável para indicar que quando um arquivo tiver um certo tamanho deve gravar algumas informações no log. Pois

Kasparov contra o mundo

Ao final do match disputado em 1996 contra o Deep Blue (supercomputador e um software criados pela IBM especialmente para jogar xadrez), Garry Kasparov declaroy que era o último humano campeão de xadrez. No ano seguinte, a previsão de Kasparov, se concretizou: Deep Blue venceu Kasparov e se tornou o primeiro computador a vencer um match com regras de tempos oficiais.

Mas essa derrota gerou uma grande polêmica, pois Kasparov acusou a IBM dizendo que jogadores humanos intervieram durante uma partida. Logicamente a IBM desmentiu. Kasparov pediu então os arquivos de log, mas a IBM não os forneceu. Por fim, Kasparav pediu um novo match mas a IBM não aceitou o desafio.



Não sou muito fã de teorias conspiratórias, mas acredito que Kasparov tenha razão (neste caso):

1. O mundo dos negócios é cruel. E curiosamente, após a vitória, as ações da IBM tiveram uma forte alta e a IBM faturou mais de US$ 500 milhões em publicidade.

2. Todos sabem que em informática 7 anos são uma eternidade. Imagine que em 2003, Kasparov empatou um match com o computador Deep Junior. Pois é, gafanhoto: 7 anos de novos hardwares e softwares e ao invés de ganhar de lavada, o Deep Junior, "só" empata! 

Dá para desconfiar, ou não!?


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Netflix não mostra ícone de streaming

Google Hacking

FTP não funciona no PHP