Postagem em destaque

A incrível velocidade do Go

Imagem
Um dos motivos que gosto do Go (a linguagem de programação, não o jogo), é que ele é extremamente rápido. E não estou falando de utilizar goroutines pois aí é covardia. Estamos migrando um sistema de Coldfusion para Go e PHP e uma das rotinas insere um registro no banco de dados no início e outra no fim do processo. Pense como se fosse um log, mas um log específico para essa rotina. Dessa forma: 2023-05-18 17:45:03. 687     ... [processaImagem] Incorporando imagem 2023-05-18 17:45:03. 688     ... [processaImagem] Imagem incorporada Entre o inicio e o final do processamento levou 1ms. Até aí, tudo bem, se não fosse o fato dessa tabela ter o campo timestamp como parte da chave primária. Se reparar, o tempo é definido em milissegundos. Com o Coldfusion esse processo dura cerca de 20ms. Simplesmente migrando para Go, o tempo caiu muito, para menos de 1ms e assim, começou a dar erro de chave duplicada. A solução? Depende, sempre depende. No nosso contexto, a mais simples foi feita, pois nã

Deja vu: olho biônico

Quem tem por volta de 40 anos com certeza lembra da série O Homem de Seis Milhões de Dólares. Lendo a reportagem, 'Olho biônico' devolve a visão a pacientes cegos na Inglaterra, não pude deixar de lembrar do Steve Austin.


O seu (dele) olho biônico (não, não é o que você está pensando), permitia um zoom de 20x - de fazer inveja a maioria das máquinas digitais compactas.

Mas aí vai uma dica: algum tempo atrás assisti a um episódio da série, e só posso dizer que era legal naquela época, hoje em dia, chega a ser cômico em certos casos. Portanto, fique só com a lembrança - é muito melhor do que o filme.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Netflix não mostra ícone de streaming

Google Hacking

FTP não funciona no PHP