Postagem em destaque

Código Limpo: Nomes Significativos

Imagem
Às vezes fico com um assunto na cabeça por semanas, até achar uma situação ou um exemplo que esclareça a situação. Explico: estava querendo já a algum tempo escrever sobre boas práticas de programação, e pensei em iniciar por "Nomes Significativos", para seguir a nomenclatura utilizada pelo ótimo livro Código Limpo , de Robert C. Martin.  Entretanto, ficava sempre amarrado em exemplos que pareciam ser bons, mas que ainda eu não tinha visto a utilidade prática.  Antes de continuar preciso explicar que tenho um hábito de anotar num bloco de papel todas as ideias que surgem, pois elas desaparecem com a mesma velocidade que aparecem. Para isso tenho um bloco e caneta na mesa de cabeceira (além de um no banheiro), pois esses são os lugares onde tenho mais ideias... Vai entender... Semana passada, estava com um problema bem complicado e tive uma ideia: "vou criar uma variável para indicar que quando um arquivo tiver um certo tamanho deve gravar algumas informações no log. Pois

O caso do cartão SD somente para leitura

Estava feliz da vida, usando meu celular quando recebi uma mensagem dizendo que o cartão SD foi desconectado. Alguns segundos depois, ele "reconectou" sozinho. Passado mais algumas horas, o problema voltou a ocorrer. Então, fiz o que qualquer um faria: desliguei o celular, removi o cartão e inseri novamente.

No dia seguinte, fui copiar um arquivo para o cartão SD do celular e não estava conseguindo criar uma pasta. Depois de algumas tentativas, percebi o cartão todo estava somente com a propriedade READ, ou seja, eu só podia ler dados - não podia gravar nada.

Mais uma vez, fiz o que qualquer um faria: pesquisei no Google mas não encontrei nada que pudesse me auxiliar. Como não queria perder muito tempo, utilizei o método BACKUP/FORMAT/RESTORE. Primeiro copiei todo o conteúdo (27 GB) para o HD do desktop e depois formatei o cartão. Para formatar, entre em Configuração > Armazenamento > Formatar cartão SD. Depois é só copiar os dados do HD para o cartão SD.

Em tempo, após solucionar dessa maneira, encontrei, no xda-developers, um post que apresenta uma solução mais fácil, entretanto, não pude testá-la. Se alguém passar por esse problema, e utilizar essa solução, por favor me informe.
  1. Edite o arquivo /system/etc/permissions/platform.xml
  2. Procure a permissão WRITE_EXTERNAL_STORAGE
  3. Adicione a seguinte definição para esta permissão: <group gid="media_rw" />
  4. Salve as mudanças
  5. Reinicie o aparelho

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Netflix não mostra ícone de streaming

Google Hacking

FTP não funciona no PHP