Postagem em destaque

Código Limpo: Nomes Significativos

Imagem
Às vezes fico com um assunto na cabeça por semanas, até achar uma situação ou um exemplo que esclareça a situação. Explico: estava querendo já a algum tempo escrever sobre boas práticas de programação, e pensei em iniciar por "Nomes Significativos", para seguir a nomenclatura utilizada pelo ótimo livro Código Limpo , de Robert C. Martin.  Entretanto, ficava sempre amarrado em exemplos que pareciam ser bons, mas que ainda eu não tinha visto a utilidade prática.  Antes de continuar preciso explicar que tenho um hábito de anotar num bloco de papel todas as ideias que surgem, pois elas desaparecem com a mesma velocidade que aparecem. Para isso tenho um bloco e caneta na mesa de cabeceira (além de um no banheiro), pois esses são os lugares onde tenho mais ideias... Vai entender... Semana passada, estava com um problema bem complicado e tive uma ideia: "vou criar uma variável para indicar que quando um arquivo tiver um certo tamanho deve gravar algumas informações no log. Pois

As 11 regras de Bill Gates e a minha única regra

Todo mundo já deve ter lido o texto abaixo ou alguma variante:
Num discurso de 10 minutos perante uma plateia de estudantes do ensino secundário, Bill Gates enunciou 11 mandamentos para que os jovens sobrevivam no mundo real e para que o sistema de ensino se torne eficaz. Vale a pena partilhar as 11 regras do gênio Bill que estimulam a nossa reflexão.

1. A vida não é fácil; acostumem-se a isso.

2. O mundo não está preocupado com a sua auto-estima. O mundo espera que vocês façam alguma coisa útil por ele antes de vocês se sentirem bem consigo mesmos.

3. Vocês não vão ganhar 10 mil dólares por mês assim que saírem da Universidade. Vocês não serão diretores de uma empresa com carro e telefone à disposição, antes de terem conseguido comprar o seu próprio carro e telefone.

4. Se vocês acham que os seus professores são rudes, esperem até terem um chefe. Ele não vai ter pena de vocês.

5. Vender jornais velhos ou trabalhar nas férias não está abaixo da sua posição social. Os seus avós têm uma palavra diferente para isso: oportunidade.

6. Se vocês fracassarem, a culpa não é dos seus pais. Por isso não os culpem dos seus erros, aprendam com eles.

7. Antes de vocês nascerem, seus pais não eram tão críticos como agora. Eles só ficaram assim por pagarem as suas contas, lavarem as suas roupas e ouvirem vocês dizerem que eles são ridículos. Antes de quererem salvar o planeta para a próxima geração, tentem limpar o seu próprio quarto.

8. A sua escola pode ter eliminado a distinção entre vencedores e perdedores, mas a vida não é assim. Em algumas escolas vocês não repetem mais de ano e têm tantas chances quantas vocês precisarem até acertar. Isto não tem nada a ver com a vida real. Se "pisarem na bola" vocês serão despedidos… Façam certo na primeira vez!

9. A vida não está dividida em semestres. Vocês não terão sempre os verões livres e é pouco provável que os outros empregados ajudem vocês a cumprir as tarefas no fim de cada período.

10. A televisão não é a vida real. Na vida real, as pessoas têm que largar o “barzinho” ou a boate e ir trabalhar.

11. Sejam simpático com os CDFs (nerds) - aqueles estudantes que muitos julgam que são uns idiotas. Existe uma grande probabilidade de vocês virem um dia a trabalhar para eles.

11.Seja simpático com os nerds - aqueles estudantes que muitos julgam que são uns idiotas. Existe uma grande probabilidade de vocês virem um dia a trabalhar para eles.
O que você provalvemente não sabia é que na realidade esse texto é do livro "Dumbing down our kids" do educador Charles Sykes. Na certa atribuíram essas regras à Bill Gates para dar maior credibilidade.

Aqui vai minha única regra: Na internet, desconfie de tudo e de todos. Duas vezes!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Netflix não mostra ícone de streaming

Google Hacking

FTP não funciona no PHP