Postagem em destaque

Código Limpo: Nomes Significativos

Imagem
Às vezes fico com um assunto na cabeça por semanas, até achar uma situação ou um exemplo que esclareça a situação. Explico: estava querendo já a algum tempo escrever sobre boas práticas de programação, e pensei em iniciar por "Nomes Significativos", para seguir a nomenclatura utilizada pelo ótimo livro Código Limpo , de Robert C. Martin.  Entretanto, ficava sempre amarrado em exemplos que pareciam ser bons, mas que ainda eu não tinha visto a utilidade prática.  Antes de continuar preciso explicar que tenho um hábito de anotar num bloco de papel todas as ideias que surgem, pois elas desaparecem com a mesma velocidade que aparecem. Para isso tenho um bloco e caneta na mesa de cabeceira (além de um no banheiro), pois esses são os lugares onde tenho mais ideias... Vai entender... Semana passada, estava com um problema bem complicado e tive uma ideia: "vou criar uma variável para indicar que quando um arquivo tiver um certo tamanho deve gravar algumas informações no log. Pois

Dose letal de cerveja


Como hoje é sexta-feira e gosto de matemática inspirado no texto do Cardoso, resolvi fazer umas contas para descobrir qual é a minha DLC (Dose Letal de Cerveja).

Primeiro, um pouco de teoria: segundo a Wikipédia, dose letal mediana (DL50) "é a dose necessária de uma dada substância ou tipo de radiação para matar 50% de uma população em teste".

Sabendo-se que a DL50 do álcool é 7g/kg de massa corporal, e que eu tenho 79 kg, é fácil concluir que se eu ingerir 553g de álcool, eu bato as botas.

Como cada latinha de cerveja possui 350 ml e 5% de álcool, tem-se que cada latinha de cerveja possui 17,5 ml de álcool. E como cada ml de álcool equivale a aproximadamente um grama, conclui-se cada latinha de cerveja possui 17,5 gramas de álcool.

Então minha DLC é de 31,6 (553 / 17,5) latinhas de cerveja. Como sou precavido, não vou passar de 31!

Mas atenção, você pode morrer por menos que isso!!!

Vou facilitar para você: basta dividir sua massa corporal (popular peso), por 2,5 para saber qual o seu limite de latinhas de cerveja!
DLC = mc/2,5
Mais sobre cerveja? Veja aqui:
Huguinho, Zezinho e o jogo de vôlei
Huguinho na praia de Laranjeiras
Huguinho e a Belina verde
Huguinho e Zezinho na praia
Aposta do século XX
O aniversário de 18 anos de Huguinho
Cerveja e guardanapo molhado
Como gelar sua cerveja favorita
Matemática e cerveja (meu post favorito)!
Loira gelada

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Netflix não mostra ícone de streaming

Google Hacking

FTP não funciona no PHP