Postagem em destaque

Código Limpo: Nomes Significativos

Imagem
Às vezes fico com um assunto na cabeça por semanas, até achar uma situação ou um exemplo que esclareça a situação. Explico: estava querendo já a algum tempo escrever sobre boas práticas de programação, e pensei em iniciar por "Nomes Significativos", para seguir a nomenclatura utilizada pelo ótimo livro Código Limpo , de Robert C. Martin.  Entretanto, ficava sempre amarrado em exemplos que pareciam ser bons, mas que ainda eu não tinha visto a utilidade prática.  Antes de continuar preciso explicar que tenho um hábito de anotar num bloco de papel todas as ideias que surgem, pois elas desaparecem com a mesma velocidade que aparecem. Para isso tenho um bloco e caneta na mesa de cabeceira (além de um no banheiro), pois esses são os lugares onde tenho mais ideias... Vai entender... Semana passada, estava com um problema bem complicado e tive uma ideia: "vou criar uma variável para indicar que quando um arquivo tiver um certo tamanho deve gravar algumas informações no log. Pois

Assistência técnica da coifa

Existem bons técnicos, e existem os não tão bons (vide exemplo: https://www.paradoxofinal.com.br/2016/05/alicate-de-corte-nao-nao-uso.html). Só que agora tive uma surpresa bem ruim.

Na área gourmet tenho uma coifa de ilha, que depois de uma queda de energia, causada durante a vistoria dos bombeiros no meu prédio, não estava mais funcionando. As luzes ficavam piscando a cada 3 ou 4 segundos, e a sucção não ligava. Detalhe: não tinha como desligar a coifa da energia, pois a fiação fica por dentro, no teto de gesso. E não era possível desligar o disjuntor, pois era o mesmo da sala de jantar e estar. O jeito foi ficar com o pisca-pisca ligado.

Liguei para a assistência técnica e 5 dias após a visita do técnico, recebi o orçamento: R$ 560,00 (controle frontal, placa de potência, capacitor e mão de obra). Nem respondi.

Isso foi durante a tarde. Chegando em casa, a noite, desliguei o disjuntor, peguei uma lanterna e fui fuçar na coifa. A primeira coisa que fiz foi desconectar o plugue das lâmpadas, que estavam piscando há uma semana. Logicamente, não consegui consertar nada (mal e mal consegui abrir a coifa). Sem mais o que fazer, fechei tudo, liguei o disjuntor e fui verificar se as lâmpadas estavam desligadas - estavam! Pelo menos isso. Resolvi então, ligar a coifa, e para minha surpresa voltou a funcionar!

Provavelmente um curto na iluminação da coifa estava causando o problema. Não estava presente quando o técnico fez a avaliação, mas com certeza viu as luzes piscando e deveria ter deixado desligado ou me perguntado se devia desligar. Só que nesse caso, como a coifa funciona sem as lâmpadas, eu não faria o "conserto".

Resumo: a coifa está funcionando, sem lâmpada (mas nem faz falta) e eu não acredito mais nessa autorizada. Mais uma.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Netflix não mostra ícone de streaming

Google Hacking

FTP não funciona no PHP