Postagem em destaque

A incrível velocidade do Go

Imagem
Um dos motivos que gosto do Go (a linguagem de programação, não o jogo), é que ele é extremamente rápido. E não estou falando de utilizar goroutines pois aí é covardia. Estamos migrando um sistema de Coldfusion para Go e PHP e uma das rotinas insere um registro no banco de dados no início e outra no fim do processo. Pense como se fosse um log, mas um log específico para essa rotina. Dessa forma: 2023-05-18 17:45:03. 687     ... [processaImagem] Incorporando imagem 2023-05-18 17:45:03. 688     ... [processaImagem] Imagem incorporada Entre o inicio e o final do processamento levou 1ms. Até aí, tudo bem, se não fosse o fato dessa tabela ter o campo timestamp como parte da chave primária. Se reparar, o tempo é definido em milissegundos. Com o Coldfusion esse processo dura cerca de 20ms. Simplesmente migrando para Go, o tempo caiu muito, para menos de 1ms e assim, começou a dar erro de chave duplicada. A solução? Depende, sempre depende. No nosso contexto, a mais simples foi feita, pois nã

Como eliminar um processo que não responde?


Tinha acabado de baixar um video educativo com a Michelle Monaghan (como sei que você conhece só não associou o nome à pessoa, eis uma foto dela). 
E para minha infelicidade o vídeo não tocou. O programa que uso para visualizar vídeos é o KMPlayer (que por sinal, considero muito bom), mas ele simplesmente não respondia. E para completar, não conseguia fechá-lo. Como tenho mais de 40 anos e usei muito o DOS, eu tenho um gosto de programas que rodam via linha de comando, então utilizei o comando "pskill kmplayer" para fechar o aplicativo. 

Já falei um pouco sobre o PSKILL aqui. O maior problema é saber qual o nome do processo que devemos matar, pois se você tentar matar algum processo do Windows, o sistema provavelmente irá parar de funcionar. 
Desconsiderando isso é só usar o programa PSLIST que mostra a lista de processos em execução no momento. Logicamente, é necessário um pouco de conhecimento para identificar o nome do processo.

Outra alternativa é utilizar as ferramentas de linha de comando TASKLIST / TASKKILL do próprio Windows. O TASKLIST mostra uma lista de aplicativos e processos que estão rodando e o TASKKILL é utilizado para eliminar esse aplicativo ou processo. A sintaxe do TASKKILL é um pouco mais complexa (do que a do PSKILL), a vantagem é que ele já está instalado em seu PC. Apenas a título de comparação, o comando para matar o KMPlayer seria: taskkill /f /im kmplayer.exe


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Netflix não mostra ícone de streaming

Google Hacking

FTP não funciona no PHP