Postagem em destaque

Código Limpo: Nomes Significativos

Imagem
Às vezes fico com um assunto na cabeça por semanas, até achar uma situação ou um exemplo que esclareça a situação. Explico: estava querendo já a algum tempo escrever sobre boas práticas de programação, e pensei em iniciar por "Nomes Significativos", para seguir a nomenclatura utilizada pelo ótimo livro Código Limpo , de Robert C. Martin.  Entretanto, ficava sempre amarrado em exemplos que pareciam ser bons, mas que ainda eu não tinha visto a utilidade prática.  Antes de continuar preciso explicar que tenho um hábito de anotar num bloco de papel todas as ideias que surgem, pois elas desaparecem com a mesma velocidade que aparecem. Para isso tenho um bloco e caneta na mesa de cabeceira (além de um no banheiro), pois esses são os lugares onde tenho mais ideias... Vai entender... Semana passada, estava com um problema bem complicado e tive uma ideia: "vou criar uma variável para indicar que quando um arquivo tiver um certo tamanho deve gravar algumas informações no log. Pois

Como eliminar um processo que não responde?


Tinha acabado de baixar um video educativo com a Michelle Monaghan (como sei que você conhece só não associou o nome à pessoa, eis uma foto dela). 
E para minha infelicidade o vídeo não tocou. O programa que uso para visualizar vídeos é o KMPlayer (que por sinal, considero muito bom), mas ele simplesmente não respondia. E para completar, não conseguia fechá-lo. Como tenho mais de 40 anos e usei muito o DOS, eu tenho um gosto de programas que rodam via linha de comando, então utilizei o comando "pskill kmplayer" para fechar o aplicativo. 

Já falei um pouco sobre o PSKILL aqui. O maior problema é saber qual o nome do processo que devemos matar, pois se você tentar matar algum processo do Windows, o sistema provavelmente irá parar de funcionar. 
Desconsiderando isso é só usar o programa PSLIST que mostra a lista de processos em execução no momento. Logicamente, é necessário um pouco de conhecimento para identificar o nome do processo.

Outra alternativa é utilizar as ferramentas de linha de comando TASKLIST / TASKKILL do próprio Windows. O TASKLIST mostra uma lista de aplicativos e processos que estão rodando e o TASKKILL é utilizado para eliminar esse aplicativo ou processo. A sintaxe do TASKKILL é um pouco mais complexa (do que a do PSKILL), a vantagem é que ele já está instalado em seu PC. Apenas a título de comparação, o comando para matar o KMPlayer seria: taskkill /f /im kmplayer.exe


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Netflix não mostra ícone de streaming

Google Hacking

FTP não funciona no PHP