Postagem em destaque

WSL: Backup e Restauração

Imagem
Às vezes você tem um drive mais rápido (SSD) que o outro (HD). É o meu caso: meu drive C, é um SSD de 256 GB e meu drive D, é um HD de 512 GB. Um é pequeno e rápido; outro é grande e lento.  Meu drive C, por ser pequeno, acabou ficando sem espaço. Então fui pesquisar por grandes arquivos (usei o excelente TreeSize Free para isso) e descobri um tal de ext4.vhdx que tinha 29 GB. Esse arquivo é a imagem do disco do WSL no Windows e é normal ficar grande. O problema é que mesmo você apagando arquivos ele não diminui. E quando você usa o Docker, a situação se agrava rapidamente. Então, descobri uma maneira de compactar esse arquivo/disco. É um comentário da KarolineWss numa issue do WSL. Funciona maravilhosamente bem. Tanto que consegui diminuir praticamente pela metade o arquivo.  Mas para fazer isso, claro, pesquisei como fazer backup (e restauração). Esse artigo é sobre isso. E com um bônus, esse o arquivo fica numa localização meio complicada para humanos, mas fazendo um backup e uma

Otimize suas pesquisas com Everything


Existe um programa, chamado Everything , que apesar do nome, não faz tudo, mas tudo que faz é bem feito. É um programa para localizar arquivos e pastas e é muito, muito rápido. Segundo o site chega a indexar (catalogar) um milhão de arquivos em 1 minuto (e o melhor: esse tempo é gasto só na primeira vez) ou 20 mil em um segundo. É claro que vai depender de seu processador e de seu HD, mas é rápido mesmo. Se esse número já impressiona, espere até fazer uma pesquisa. À medida que você digita, os resultados são mostrados praticamente ao mesmo instante na tela.

Falando em pesquisa, ele suporta curingas (* e ?) e expressões regulares (veja mais sobre as opções de pesquisa aqui ). Sua instalação é fácil e a configuração idem, mas para evitar dúvidas, eis aqui minhas telas de configuração:


 
 
Eu utilizo o Everything para executar programas, pois tenho centenas de executáveis espalhados pelo meu micro. Basta digitar o nome do arquivo até aparecer o resultado na tela e clicar duas vezes no programa. Além disso, as opções do menu de contexto do Windows Explorer podem ser acessadas utilizando o botão da direita sobre um arquivo ou pasta. A única limitação é que ele não faz pesquisa por conteúdo do arquivo (por exemplo, uma palavra dentro de um arquivo do Word). Sobre isso escreverei outro dia, pois tenho um bom software para isso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Netflix não mostra ícone de streaming

Google Hacking

FTP não funciona no PHP