Postagem em destaque

A incrível velocidade do Go

Imagem
Um dos motivos que gosto do Go (a linguagem de programação, não o jogo), é que ele é extremamente rápido. E não estou falando de utilizar goroutines pois aí é covardia. Estamos migrando um sistema de Coldfusion para Go e PHP e uma das rotinas insere um registro no banco de dados no início e outra no fim do processo. Pense como se fosse um log, mas um log específico para essa rotina. Dessa forma: 2023-05-18 17:45:03. 687     ... [processaImagem] Incorporando imagem 2023-05-18 17:45:03. 688     ... [processaImagem] Imagem incorporada Entre o inicio e o final do processamento levou 1ms. Até aí, tudo bem, se não fosse o fato dessa tabela ter o campo timestamp como parte da chave primária. Se reparar, o tempo é definido em milissegundos. Com o Coldfusion esse processo dura cerca de 20ms. Simplesmente migrando para Go, o tempo caiu muito, para menos de 1ms e assim, começou a dar erro de chave duplicada. A solução? Depende, sempre depende. No nosso contexto, a mais simples foi feita, pois nã

Otimize suas pesquisas com Everything


Existe um programa, chamado Everything , que apesar do nome, não faz tudo, mas tudo que faz é bem feito. É um programa para localizar arquivos e pastas e é muito, muito rápido. Segundo o site chega a indexar (catalogar) um milhão de arquivos em 1 minuto (e o melhor: esse tempo é gasto só na primeira vez) ou 20 mil em um segundo. É claro que vai depender de seu processador e de seu HD, mas é rápido mesmo. Se esse número já impressiona, espere até fazer uma pesquisa. À medida que você digita, os resultados são mostrados praticamente ao mesmo instante na tela.

Falando em pesquisa, ele suporta curingas (* e ?) e expressões regulares (veja mais sobre as opções de pesquisa aqui ). Sua instalação é fácil e a configuração idem, mas para evitar dúvidas, eis aqui minhas telas de configuração:


 
 
Eu utilizo o Everything para executar programas, pois tenho centenas de executáveis espalhados pelo meu micro. Basta digitar o nome do arquivo até aparecer o resultado na tela e clicar duas vezes no programa. Além disso, as opções do menu de contexto do Windows Explorer podem ser acessadas utilizando o botão da direita sobre um arquivo ou pasta. A única limitação é que ele não faz pesquisa por conteúdo do arquivo (por exemplo, uma palavra dentro de um arquivo do Word). Sobre isso escreverei outro dia, pois tenho um bom software para isso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Netflix não mostra ícone de streaming

Google Hacking

FTP não funciona no PHP