Postagem em destaque

WSL: Backup e Restauração

Imagem
Às vezes você tem um drive mais rápido (SSD) que o outro (HD). É o meu caso: meu drive C, é um SSD de 256 GB e meu drive D, é um HD de 512 GB. Um é pequeno e rápido; outro é grande e lento.  Meu drive C, por ser pequeno, acabou ficando sem espaço. Então fui pesquisar por grandes arquivos (usei o excelente TreeSize Free para isso) e descobri um tal de ext4.vhdx que tinha 29 GB. Esse arquivo é a imagem do disco do WSL no Windows e é normal ficar grande. O problema é que mesmo você apagando arquivos ele não diminui. E quando você usa o Docker, a situação se agrava rapidamente. Então, descobri uma maneira de compactar esse arquivo/disco. É um comentário da KarolineWss numa issue do WSL. Funciona maravilhosamente bem. Tanto que consegui diminuir praticamente pela metade o arquivo.  Mas para fazer isso, claro, pesquisei como fazer backup (e restauração). Esse artigo é sobre isso. E com um bônus, esse o arquivo fica numa localização meio complicada para humanos, mas fazendo um backup e uma

Que fontes eu uso?

Você já reparou que normalmente usa sempre as mesmas fontes? Se você não trabalha com design ou publicidade, você deve usar as seguintes fontes: Arial, Times New Roman, Courier New, Verdana, Tahoma, Calibri, Consolas, Lucida e mais uma ou outra. Ou seja, vamos dizer que você use 10 fontes (eu uso basicamente a Arial, Consolas, Times New Roman e Tahoma). Agora consideremos que o Windows utilize além dessas, mais umas 10 fontes como fontes do sistema. No total são 20 fontes utilizadas.

Agora experimente olhar a pasta %windir%\Fonts e veja quantas você tem instaladas. Eu tenho 237 (Windows 7 Ultimate). Isso quer dizer que cerca de 90% das minhas fontes praticamente não são utilizadas, ou seja, espaço em disco disperdiçado (se bem que hoje em dia isso não é mais problema), uso desnecessário de memória, entradas inócuas no registro do Windows, etc. 

Para resolver esse problema basta remover as fontes desnecessárias. Veja mais em Como instalar ou remover uma fonte no Windows e Como remover fontes TrueType e manter uma cópia no disco rígido. Só tenha cuidado para não remover uma fonte utilizada pelo sistema operacional - os resultados não são bons.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Netflix não mostra ícone de streaming

Google Hacking

FTP não funciona no PHP