Postagem em destaque

Código Limpo: Nomes Significativos

Imagem
Às vezes fico com um assunto na cabeça por semanas, até achar uma situação ou um exemplo que esclareça a situação. Explico: estava querendo já a algum tempo escrever sobre boas práticas de programação, e pensei em iniciar por "Nomes Significativos", para seguir a nomenclatura utilizada pelo ótimo livro Código Limpo , de Robert C. Martin.  Entretanto, ficava sempre amarrado em exemplos que pareciam ser bons, mas que ainda eu não tinha visto a utilidade prática.  Antes de continuar preciso explicar que tenho um hábito de anotar num bloco de papel todas as ideias que surgem, pois elas desaparecem com a mesma velocidade que aparecem. Para isso tenho um bloco e caneta na mesa de cabeceira (além de um no banheiro), pois esses são os lugares onde tenho mais ideias... Vai entender... Semana passada, estava com um problema bem complicado e tive uma ideia: "vou criar uma variável para indicar que quando um arquivo tiver um certo tamanho deve gravar algumas informações no log. Pois

Que fontes eu uso?

Você já reparou que normalmente usa sempre as mesmas fontes? Se você não trabalha com design ou publicidade, você deve usar as seguintes fontes: Arial, Times New Roman, Courier New, Verdana, Tahoma, Calibri, Consolas, Lucida e mais uma ou outra. Ou seja, vamos dizer que você use 10 fontes (eu uso basicamente a Arial, Consolas, Times New Roman e Tahoma). Agora consideremos que o Windows utilize além dessas, mais umas 10 fontes como fontes do sistema. No total são 20 fontes utilizadas.

Agora experimente olhar a pasta %windir%\Fonts e veja quantas você tem instaladas. Eu tenho 237 (Windows 7 Ultimate). Isso quer dizer que cerca de 90% das minhas fontes praticamente não são utilizadas, ou seja, espaço em disco disperdiçado (se bem que hoje em dia isso não é mais problema), uso desnecessário de memória, entradas inócuas no registro do Windows, etc. 

Para resolver esse problema basta remover as fontes desnecessárias. Veja mais em Como instalar ou remover uma fonte no Windows e Como remover fontes TrueType e manter uma cópia no disco rígido. Só tenha cuidado para não remover uma fonte utilizada pelo sistema operacional - os resultados não são bons.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Netflix não mostra ícone de streaming

Google Hacking

FTP não funciona no PHP