Postagem em destaque

A incrível velocidade do Go

Imagem
Um dos motivos que gosto do Go (a linguagem de programação, não o jogo), é que ele é extremamente rápido. E não estou falando de utilizar goroutines pois aí é covardia. Estamos migrando um sistema de Coldfusion para Go e PHP e uma das rotinas insere um registro no banco de dados no início e outra no fim do processo. Pense como se fosse um log, mas um log específico para essa rotina. Dessa forma: 2023-05-18 17:45:03. 687     ... [processaImagem] Incorporando imagem 2023-05-18 17:45:03. 688     ... [processaImagem] Imagem incorporada Entre o inicio e o final do processamento levou 1ms. Até aí, tudo bem, se não fosse o fato dessa tabela ter o campo timestamp como parte da chave primária. Se reparar, o tempo é definido em milissegundos. Com o Coldfusion esse processo dura cerca de 20ms. Simplesmente migrando para Go, o tempo caiu muito, para menos de 1ms e assim, começou a dar erro de chave duplicada. A solução? Depende, sempre depende. No nosso contexto, a mais simples foi feita, pois nã

Olimpíadas e o copo meio cheio ou meio vazio



Um copo com água pela metade está meio cheio ou meio vazio? Depende para quem você pergunta. Os otimistas vão dizer que está meio cheio; já os pessimistas dizem que está meio vazio; e os perfeccionistas (ou chatos) já dizerem que estão cheios, pois a parte que não está com água, está cheia de ar. 

E o que isso tem a ver com as Olimpíadas? Vendo duas notícias: (1) David Coimbra: Centro Aquático de Londres, lugar onde a sobriedade britânica passou dos limites; (2) COI pede gentilmente para que torcedores não usem tanto o Twitter durante eventos ao ar livre, temos a sensação que 2016 chegou (copo meio vazio), ou até que podemos fazer melhor que isso (copo meio cheio).

Se fosse no Brasil, o Centro Aquático seria chamado de Remendão, mas na Inglaterra como seria? Big Patch!?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Netflix não mostra ícone de streaming

Google Hacking

FTP não funciona no PHP