Postagem em destaque

Código Limpo: Nomes Significativos

Imagem
Às vezes fico com um assunto na cabeça por semanas, até achar uma situação ou um exemplo que esclareça a situação. Explico: estava querendo já a algum tempo escrever sobre boas práticas de programação, e pensei em iniciar por "Nomes Significativos", para seguir a nomenclatura utilizada pelo ótimo livro Código Limpo , de Robert C. Martin.  Entretanto, ficava sempre amarrado em exemplos que pareciam ser bons, mas que ainda eu não tinha visto a utilidade prática.  Antes de continuar preciso explicar que tenho um hábito de anotar num bloco de papel todas as ideias que surgem, pois elas desaparecem com a mesma velocidade que aparecem. Para isso tenho um bloco e caneta na mesa de cabeceira (além de um no banheiro), pois esses são os lugares onde tenho mais ideias... Vai entender... Semana passada, estava com um problema bem complicado e tive uma ideia: "vou criar uma variável para indicar que quando um arquivo tiver um certo tamanho deve gravar algumas informações no log. Pois

Travamento no S3

Olha, foram muitas idas e vindas, muitas tentativas em vão, muitas "desinstalacões" infrutíferas, enfim, muito tempo perdido. Mas parece, veja bem, parece, que agora encontrei o problema do travamento no S3.

Durante um tempo eu pensei que o problema estava da opção de Economia de Energia, que eu deixo habilitada. Até teria algum sentido: ao reduzir ou aumentar o clock, o sistema poderia travar, ou algo do gênero.

Mas depois de alguns dias o smartphone voltou a travar. Então eu iniciei um verdadeiro jogo de gato e rato. Comecei desinstalando os aplicativos que eu tinha alguma suspeita: Waze, Swiftkey, e vários outros. Aproveitei para fazer uma limpa e remover aqueles que não utilizava ou utilizava muito pouco. Reiniciei o aparelho mas o problema persistia.

Meu próximo passo precisava ser mais drástico. E foi: fiz o root e passei alguns dias analisando os logs. Nada feito.

Minha próxima tentativa foi tentar um wipe cache, que também se mostrou ineficaz. Nesse ponto eu já havia descoberto uma coisa: não era necessário retirar a bateria para reiniciar o celular, bastava segurar o botão power por uns 8 segundos. Pelo menos ficou mais fácil reiniciar o celular.

Desanimado, passei a vagar por fóruns e descobri um tópico com uma resposta interessante, que parecia ter coerência. Ele fala em desabilitar alguns serviços da Samsung para economizar energia. Segui as orientações do tópico. Além disso, resolvi olhar os demais aplicativos da Samsung que estão instalados e ao analisar a página do AllShareCast Dongle S/W Update reparei que diversos usuários estão reclamando de problemas de travamento.

A solução me pareceu óbvia: desinstalar o aplicativo. Infelizmente, esse aplicativo não pode ser desinstalado por vias normais, pois ele é um aplicativo do sistema. Quem não tem o root só pode remover a última atualização (talvez só isso já seja o suficiente), mas como eu havia feito o root, instalei o Root App Delete e o removi. E aparentemente o problema foi solucionado.

Esse processo (de tentar encontrar o problema) foi por tentativa e erro. E essa com certeza não é a melhor abordagem, porém é a única que eu tinha. Se o problema voltar a ocorrer, torno a postar.

Comentários

  1. olá nobre. meu S3 também trava direto. hoje dei entrada pela terceira vez na autorizada samsung,antes mesmo de ter lido seu post aqui. depois de remover o AllShareCast Dongle S/W Update seu galaxy parou de travar? obrigado pela dica. aguardo seu retorno por aqui o email marcos.nagelstein@gmail.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Netflix não mostra ícone de streaming

Google Hacking

FTP não funciona no PHP