Postagem em destaque

Código Limpo: Nomes Significativos

Imagem
Às vezes fico com um assunto na cabeça por semanas, até achar uma situação ou um exemplo que esclareça a situação. Explico: estava querendo já a algum tempo escrever sobre boas práticas de programação, e pensei em iniciar por "Nomes Significativos", para seguir a nomenclatura utilizada pelo ótimo livro Código Limpo , de Robert C. Martin.  Entretanto, ficava sempre amarrado em exemplos que pareciam ser bons, mas que ainda eu não tinha visto a utilidade prática.  Antes de continuar preciso explicar que tenho um hábito de anotar num bloco de papel todas as ideias que surgem, pois elas desaparecem com a mesma velocidade que aparecem. Para isso tenho um bloco e caneta na mesa de cabeceira (além de um no banheiro), pois esses são os lugares onde tenho mais ideias... Vai entender... Semana passada, estava com um problema bem complicado e tive uma ideia: "vou criar uma variável para indicar que quando um arquivo tiver um certo tamanho deve gravar algumas informações no log. Pois

Mais indícios de dependência de tecnologia

Já falei sobre os indícios de dependência de tecnologia, mas quando vi duas pesquisas (veja aqui e aqui) que falam que um grande número de pessoas leva o celular para o banheiro, me vi obrigado a voltar ao assunto, pois isso é muito aderente ao quarto indício: nunca se separe do seu gadget.

Apesar das pesquisas divergirem (e muito), imagino que o percentual de pessoas que levam o celular para o banheiro seja alto, uns 50% eu diria. Tem pessoas que olham isso para o lado negativo, acham nojento, etc. Eu prefiro ver o lado positivo da coisa: ficar olhando pros ladrilhos é um tempo perdido, então nada melhor que usá-lo nem que seja apenas para passar o tempo. Afinal, nada melhor que passar de fase enquanto estamos no banheiro, não? Ou ver o último capítulo de sua série favorita. Ou ver vídeos educativos...

Realmente eu não acho isso nada de mais (levar o celular para o banheiro). Pior é aquele não tem condições financeiras mas tem sempre o último modelo do iPhone. É que podemos considerar como o quinto* indício de dependência de tecnologia: "Manter seu gadget atualizado". Apesar de aparentemente ir contra o segundo indício (achar que o seu gadget é melhor que o dos outros), manter seu gadget atualizado é quase uma obrigação, é como se viesse uma cláusula no contrato:
"É imprescindível a troca deste aparelho após 3 (três) meses de uso ou 5 (cinco) mil teclas pressionadas ou 100 (cem) recargas da bateria, o que ocorrer primeiro". 
Só para informar: estou com o meu S3 há mais de um ano! Enfim, cada um sabe onde o calo aperta.

* Veja os outros indícios no artigo Indícios de dependência de tecnologia.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Netflix não mostra ícone de streaming

Google Hacking

FTP não funciona no PHP