Postagem em destaque

Código Limpo: Nomes Significativos

Imagem
Às vezes fico com um assunto na cabeça por semanas, até achar uma situação ou um exemplo que esclareça a situação. Explico: estava querendo já a algum tempo escrever sobre boas práticas de programação, e pensei em iniciar por "Nomes Significativos", para seguir a nomenclatura utilizada pelo ótimo livro Código Limpo , de Robert C. Martin.  Entretanto, ficava sempre amarrado em exemplos que pareciam ser bons, mas que ainda eu não tinha visto a utilidade prática.  Antes de continuar preciso explicar que tenho um hábito de anotar num bloco de papel todas as ideias que surgem, pois elas desaparecem com a mesma velocidade que aparecem. Para isso tenho um bloco e caneta na mesa de cabeceira (além de um no banheiro), pois esses são os lugares onde tenho mais ideias... Vai entender... Semana passada, estava com um problema bem complicado e tive uma ideia: "vou criar uma variável para indicar que quando um arquivo tiver um certo tamanho deve gravar algumas informações no log. Pois

Prometheus, incentivo à pirataria e a mágica dos trailers

Há uns dois meses fui ao cinema (depois de um longo tempo) e fiquei empolgado com o trailer de um filme, cuja a data de estréia estava próxima: Prometheus. Dentro de pouco tempo eu entraria de férias e uma das coisas que prometi a mim mesmo era assistir ao filme.


Na primeira oportunidade que tive, uma quarta-feira, larguei minha filha no colégio e fui ao cinema. Lá chegando, Prometheus não estava mais em cartaz (em compensação, tinha Era do Gelo 4 dublado, legendado e em 3D - aliás, bom filme)! Fiquei p... da vida, mas não desisti, pois no início da outra semana iríamos para um hotel fazenda, em Gaspar, e pensei que pudesse assistir em Blumenau. Dessa vez, fui olhar a programação antes, mas também não estava mais em cartaz.

Não conseguo entender isso: como um filme que parecia ser tão bom, ficava tão pouco tempo em cartaz!? Assim estão incentivando a pirataria. O sujeito quer assistir, pagar o ingresso, mas não tem o filme em exibição. O que algumas pessoas fazem? Baixam o filme da internet e assistem o bendito. Depois vão choram as pitangas falando que o público não vai ao cinema, que a pirataria está acabando com indústria cinematográfica, etc.

Finalmente encontrei um cinema (em outra cidade) que estava passando o filme e pude matar minha curiosidade. Depois de assistir, de conversar com algumas pessoas que assistiram o filme e ler algumas críticas (por exemplo, do Plano Crítico), fica fácil perceber que o filme, apesar de não ser ruim, não é excelente. É um filme mediano, nem mais nem menos. Um pena, porque o enredo parecia ser muito bom. Aliás, mérito da equipe que selecionou as cenas do trailer, porque parece que tem cenas no trailer que nem aparacem no filme (se não estivesse com preguiça eu juro que dava uma olhada nisso!). Ou seja, o trailer é melhor (bem melhor) que o filme.

O pior de tudo é que a Charlize Theron teve uma participação pífia (não por culpa dela), foi um papel secundário. É um absurdo deixar uma deusa dessas fazer uma pontinha no filme, um botava ela para aparecer em todas as cenas!


Enfim, consegui falar do filme e não fiz nenhuma piada com o nome, mas bem que merecia, não?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Netflix não mostra ícone de streaming

Google Hacking

FTP não funciona no PHP