Postagem em destaque

A incrível velocidade do Go

Imagem
Um dos motivos que gosto do Go (a linguagem de programação, não o jogo), é que ele é extremamente rápido. E não estou falando de utilizar goroutines pois aí é covardia. Estamos migrando um sistema de Coldfusion para Go e PHP e uma das rotinas insere um registro no banco de dados no início e outra no fim do processo. Pense como se fosse um log, mas um log específico para essa rotina. Dessa forma: 2023-05-18 17:45:03. 687     ... [processaImagem] Incorporando imagem 2023-05-18 17:45:03. 688     ... [processaImagem] Imagem incorporada Entre o inicio e o final do processamento levou 1ms. Até aí, tudo bem, se não fosse o fato dessa tabela ter o campo timestamp como parte da chave primária. Se reparar, o tempo é definido em milissegundos. Com o Coldfusion esse processo dura cerca de 20ms. Simplesmente migrando para Go, o tempo caiu muito, para menos de 1ms e assim, começou a dar erro de chave duplicada. A solução? Depende, sempre depende. No nosso contexto, a mais simples foi feita, pois nã

Análise de um SPAM

Por curiosidade resolvi olhar um spam qualquer da minha caixa do GMail. O primeiro que apareceu foi esse abaixo, com o título "Parabéns você é o ganhador do iPAD2 Editora Abril".


Vamos aos erros:

1. De cara, dá para ver um erro de português: "você foi um dos felizardo".

2. No título do email iPad está escrito iPAD, diferente de todas as outras referências no email.

3. Não vou considerar "um de nossos consultores estará entrando" (não é melhor escrever apenas "entrará"?) como erro, pois isso já virou epidemia.

4. Depois ao passar o mouse sobre os links existentes "Preencher Formulário" e "clique aqui", descobri que apontam par ao mesmo lugar. Ora, "Preencher Formulário" deveria direcionar para um link diferente de "maiores informações sobre seu prêmio".

5. Fora o fato que o link é "http://wwwpromocoesabril.com/Janeiro/Cadastro/". Repare que não existe ponto após "www" e tampouco o ".br". Isso é muito utilizado nos spams. Esse link direciona para um download de um arquivo executável. Nada bom, não é?

 
Antes que alguém fale: "Maluco! Você clicou no link! Todo mundo sabe que não se clica nos links". Calma, Gafanhoto. Repare que no título da caixa de mensagem existe um "[#]" no início e no final. Isso mostra que eu estava executando dentro de um sandbox e portanto, estava seguro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Netflix não mostra ícone de streaming

Google Hacking

FTP não funciona no PHP