Postagem em destaque

Código Limpo: Nomes Significativos

Imagem
Às vezes fico com um assunto na cabeça por semanas, até achar uma situação ou um exemplo que esclareça a situação. Explico: estava querendo já a algum tempo escrever sobre boas práticas de programação, e pensei em iniciar por "Nomes Significativos", para seguir a nomenclatura utilizada pelo ótimo livro Código Limpo , de Robert C. Martin.  Entretanto, ficava sempre amarrado em exemplos que pareciam ser bons, mas que ainda eu não tinha visto a utilidade prática.  Antes de continuar preciso explicar que tenho um hábito de anotar num bloco de papel todas as ideias que surgem, pois elas desaparecem com a mesma velocidade que aparecem. Para isso tenho um bloco e caneta na mesa de cabeceira (além de um no banheiro), pois esses são os lugares onde tenho mais ideias... Vai entender... Semana passada, estava com um problema bem complicado e tive uma ideia: "vou criar uma variável para indicar que quando um arquivo tiver um certo tamanho deve gravar algumas informações no log. Pois

Análise de um SPAM

Por curiosidade resolvi olhar um spam qualquer da minha caixa do GMail. O primeiro que apareceu foi esse abaixo, com o título "Parabéns você é o ganhador do iPAD2 Editora Abril".


Vamos aos erros:

1. De cara, dá para ver um erro de português: "você foi um dos felizardo".

2. No título do email iPad está escrito iPAD, diferente de todas as outras referências no email.

3. Não vou considerar "um de nossos consultores estará entrando" (não é melhor escrever apenas "entrará"?) como erro, pois isso já virou epidemia.

4. Depois ao passar o mouse sobre os links existentes "Preencher Formulário" e "clique aqui", descobri que apontam par ao mesmo lugar. Ora, "Preencher Formulário" deveria direcionar para um link diferente de "maiores informações sobre seu prêmio".

5. Fora o fato que o link é "http://wwwpromocoesabril.com/Janeiro/Cadastro/". Repare que não existe ponto após "www" e tampouco o ".br". Isso é muito utilizado nos spams. Esse link direciona para um download de um arquivo executável. Nada bom, não é?

 
Antes que alguém fale: "Maluco! Você clicou no link! Todo mundo sabe que não se clica nos links". Calma, Gafanhoto. Repare que no título da caixa de mensagem existe um "[#]" no início e no final. Isso mostra que eu estava executando dentro de um sandbox e portanto, estava seguro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Netflix não mostra ícone de streaming

Google Hacking

FTP não funciona no PHP