Postagem em destaque

WSL: Backup e Restauração

Imagem
Às vezes você tem um drive mais rápido (SSD) que o outro (HD). É o meu caso: meu drive C, é um SSD de 256 GB e meu drive D, é um HD de 512 GB. Um é pequeno e rápido; outro é grande e lento.  Meu drive C, por ser pequeno, acabou ficando sem espaço. Então fui pesquisar por grandes arquivos (usei o excelente TreeSize Free para isso) e descobri um tal de ext4.vhdx que tinha 29 GB. Esse arquivo é a imagem do disco do WSL no Windows e é normal ficar grande. O problema é que mesmo você apagando arquivos ele não diminui. E quando você usa o Docker, a situação se agrava rapidamente. Então, descobri uma maneira de compactar esse arquivo/disco. É um comentário da KarolineWss numa issue do WSL. Funciona maravilhosamente bem. Tanto que consegui diminuir praticamente pela metade o arquivo.  Mas para fazer isso, claro, pesquisei como fazer backup (e restauração). Esse artigo é sobre isso. E com um bônus, esse o arquivo fica numa localização meio complicada para humanos, mas fazendo um backup e uma

Análise de um SPAM

Por curiosidade resolvi olhar um spam qualquer da minha caixa do GMail. O primeiro que apareceu foi esse abaixo, com o título "Parabéns você é o ganhador do iPAD2 Editora Abril".


Vamos aos erros:

1. De cara, dá para ver um erro de português: "você foi um dos felizardo".

2. No título do email iPad está escrito iPAD, diferente de todas as outras referências no email.

3. Não vou considerar "um de nossos consultores estará entrando" (não é melhor escrever apenas "entrará"?) como erro, pois isso já virou epidemia.

4. Depois ao passar o mouse sobre os links existentes "Preencher Formulário" e "clique aqui", descobri que apontam par ao mesmo lugar. Ora, "Preencher Formulário" deveria direcionar para um link diferente de "maiores informações sobre seu prêmio".

5. Fora o fato que o link é "http://wwwpromocoesabril.com/Janeiro/Cadastro/". Repare que não existe ponto após "www" e tampouco o ".br". Isso é muito utilizado nos spams. Esse link direciona para um download de um arquivo executável. Nada bom, não é?

 
Antes que alguém fale: "Maluco! Você clicou no link! Todo mundo sabe que não se clica nos links". Calma, Gafanhoto. Repare que no título da caixa de mensagem existe um "[#]" no início e no final. Isso mostra que eu estava executando dentro de um sandbox e portanto, estava seguro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Netflix não mostra ícone de streaming

Google Hacking

FTP não funciona no PHP