Postagem em destaque

WSL: Backup e Restauração

Imagem
Às vezes você tem um drive mais rápido (SSD) que o outro (HD). É o meu caso: meu drive C, é um SSD de 256 GB e meu drive D, é um HD de 512 GB. Um é pequeno e rápido; outro é grande e lento.  Meu drive C, por ser pequeno, acabou ficando sem espaço. Então fui pesquisar por grandes arquivos (usei o excelente TreeSize Free para isso) e descobri um tal de ext4.vhdx que tinha 29 GB. Esse arquivo é a imagem do disco do WSL no Windows e é normal ficar grande. O problema é que mesmo você apagando arquivos ele não diminui. E quando você usa o Docker, a situação se agrava rapidamente. Então, descobri uma maneira de compactar esse arquivo/disco. É um comentário da KarolineWss numa issue do WSL. Funciona maravilhosamente bem. Tanto que consegui diminuir praticamente pela metade o arquivo.  Mas para fazer isso, claro, pesquisei como fazer backup (e restauração). Esse artigo é sobre isso. E com um bônus, esse o arquivo fica numa localização meio complicada para humanos, mas fazendo um backup e uma

Problemas na página inicial do Chrome

Ontem instalei a nova versão do Format Factory, um programa para conversão de aúdio e vídeo. Infelizmente, não dei a devida atenção durante o processo de instalação e acabei instalando a Ask Toolbar, que é um complemento dos navegadores que chama o mecanismo de busca da Ask.com.

Terminada a instalação (durante a qual fiquei resmungando o tempo todo, é lógico), removi 3 programas que vieram de carona com a besteira que fiz:

  • Ask Toolbar
  • Ask
  • V9.com

Reiniciei o computador e ao carregar o Chrome, eis que a página inicial estava como www.v9.com. Moleza, pensei. Fui nas configurações do navegador e notei que estavam corretas.


Resolvi criar um nova página inicial (about:blank), fechei o navegador e entrei novamente. Ele trouxe 2 páginas uma foi a about:blank, e adivinhe qual foi a outra? Pois é, a www.v9.com.

Decidi apelar, busquei no registro do Windows pela string "v9.com" e ele trouxe a chave HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Clients\StartMenuInternet\Google Chrome\shell\open\command
com o seguinte conteúdo: "C:\Users\Alexandre\AppData\Local\Google\Chrome\Application\chrome.exe"
http://www.v9.com/fft/fft_1327714193_793092. Estava aí o problema. Bastou eu remover o problema (http://www.v9.com/fft/fft_1327714193_793092 ) e tudo voltou ao normal.


Passo a passo da resolução:

- Clique em Iniciar > Executar, digite regedit  e clique em OK.
- Na tela que abrir, clique Editar > Localizar, digite v9.com e clique em OK
- Pode demorar até alguns minutos (depende do computador), e ele deve mostrar o resultado na tela.
- Dê um duplo clique na tela da direita, em cima de "Padrão".
- Remova o texto http://www.v9.com/fft/fft_1327714193_793092 e clique em OK.

ATENÇÃO. Mexer no registro do Windows pode causar sérios problemas. Só faça isso se você tiver certeza do que está fazendo.

Comentários

  1. Amigo, MUITO obrigado pela sua dica, funcionou perfeitamente para remover esse lixo do computador...

    Obrigado!!!!

    ResponderExcluir
  2. muito obrigado pela informação.
    Eu estava procurando como fazer um reg que coloca 2 páginas de inicilização no chrome. Tentei usar a sua dica e não consegui colocar nem a página www.google.com.br. Tentei como abaixo e nao deu certo.
    "C:\Users\usuario\AppData\Local\Google\Chrome\Application\chrome.exe"
    http://www.google.com.br

    alguém tem a dica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jean,

      Me parece que o Chrome armazena essa informação no "Current Tabs" na pasta "C:\Users\alexandresetta\AppData\Local\Google\Chrome\User Data\Default\".

      Excluir
  3. Gosto do 'FF', mas também tomei essa rasteira chamada V9. Obrigado pela dica.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Netflix não mostra ícone de streaming

Google Hacking

FTP não funciona no PHP