Postagem em destaque

Código Limpo: Nomes Significativos

Imagem
Às vezes fico com um assunto na cabeça por semanas, até achar uma situação ou um exemplo que esclareça a situação. Explico: estava querendo já a algum tempo escrever sobre boas práticas de programação, e pensei em iniciar por "Nomes Significativos", para seguir a nomenclatura utilizada pelo ótimo livro Código Limpo , de Robert C. Martin.  Entretanto, ficava sempre amarrado em exemplos que pareciam ser bons, mas que ainda eu não tinha visto a utilidade prática.  Antes de continuar preciso explicar que tenho um hábito de anotar num bloco de papel todas as ideias que surgem, pois elas desaparecem com a mesma velocidade que aparecem. Para isso tenho um bloco e caneta na mesa de cabeceira (além de um no banheiro), pois esses são os lugares onde tenho mais ideias... Vai entender... Semana passada, estava com um problema bem complicado e tive uma ideia: "vou criar uma variável para indicar que quando um arquivo tiver um certo tamanho deve gravar algumas informações no log. Pois

Unroot no S3 e atualização via OTA

Fiz o root no S3 sem maiores problemas (tutoriais existem aos montes, basta googlear). Mas fiz isso apenas para tentar resolver o problema do travamento do meu S3. Agora que está resolvido fui tentar remover o root.

Para minha decepção, não é tão fácil. Ou até é, mas o problema é que você tem que baixar o firmware original novamente. Isso eu não quero, pois o aparelho vai ficar como veio de fábrica. Assim eu teria que reinstalar os aplicativos, configurar as telas, etc. Até existem alguns programas que dizem que exportam/importam suas configurações, mas não estou muito afim de testar. Afinal, se der errado pode ser até pior.

Cheguei a encontrar um tutorial de como apenas remover o root (que é o que eu queria), mas nos comentários alguns usuários relatavam vários problemas. Além do quê, era um firmware diferente do meu, ou seja, a chance de dar problemas era maior.

O principal motivo para remoção era o fato de que, como a ROM aparecia como modificada, a opção de atualização via OTA (Over The Air) não funcionava. Pelo que li, a atualização poderia ser feita via Kies, mas vai saber. Comecei então a procurar uma maneira de resolver isso.

Foi aí que descobri que a Samsung colocou, a partir do S2, um flash counter. Dessa maneira, quando você coloca um novo firmware, o contador é incrementado. A partir daí quando você reinicia o aparelho, aparece na tela um triângulo amarelo ou algum outro aviso visual.
Se fosse só isso, não seria um grande problema. Como já falei acima, o maior problema para mim, era a impossibilidade de realizar a atualização via OTA. Mas graças ao Chainfire com o aplicativo Triangle Away, é possível resolver isso. O Triangle Away desabilita o triângulo e zera o contador de flash ROM. Dessa maneira, seu aparelho continua com root e para a Samsung seu celular está normal.

Observação 1. ESTA É UMA OPERAÇÃO PERIGOSA E PODE DANIFICAR SEU APARELHO. FAÇA POR SUA CONTA E RISCO!

Observação 2. Durante a execução do aplicativo, meu aparelho parou na tela de Download Mode e fui obrigado a reiniciar. Mas tudo funcionou bem.

Observação 3. Para verificar o status do dispositivo, vá em Configurações > Sobre o Dispositivo > Status. Agora o meu aparece como "Normal". Antes de executar o Triangle Away, aparecia como "Modificado".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Netflix não mostra ícone de streaming

Google Hacking

FTP não funciona no PHP