Postagem em destaque

A incrível velocidade do Go

Imagem
Um dos motivos que gosto do Go (a linguagem de programação, não o jogo), é que ele é extremamente rápido. E não estou falando de utilizar goroutines pois aí é covardia. Estamos migrando um sistema de Coldfusion para Go e PHP e uma das rotinas insere um registro no banco de dados no início e outra no fim do processo. Pense como se fosse um log, mas um log específico para essa rotina. Dessa forma: 2023-05-18 17:45:03. 687     ... [processaImagem] Incorporando imagem 2023-05-18 17:45:03. 688     ... [processaImagem] Imagem incorporada Entre o inicio e o final do processamento levou 1ms. Até aí, tudo bem, se não fosse o fato dessa tabela ter o campo timestamp como parte da chave primária. Se reparar, o tempo é definido em milissegundos. Com o Coldfusion esse processo dura cerca de 20ms. Simplesmente migrando para Go, o tempo caiu muito, para menos de 1ms e assim, começou a dar erro de chave duplicada. A solução? Depende, sempre depende. No nosso contexto, a mais simples foi feita, pois nã

Unroot no S3 e atualização via OTA

Fiz o root no S3 sem maiores problemas (tutoriais existem aos montes, basta googlear). Mas fiz isso apenas para tentar resolver o problema do travamento do meu S3. Agora que está resolvido fui tentar remover o root.

Para minha decepção, não é tão fácil. Ou até é, mas o problema é que você tem que baixar o firmware original novamente. Isso eu não quero, pois o aparelho vai ficar como veio de fábrica. Assim eu teria que reinstalar os aplicativos, configurar as telas, etc. Até existem alguns programas que dizem que exportam/importam suas configurações, mas não estou muito afim de testar. Afinal, se der errado pode ser até pior.

Cheguei a encontrar um tutorial de como apenas remover o root (que é o que eu queria), mas nos comentários alguns usuários relatavam vários problemas. Além do quê, era um firmware diferente do meu, ou seja, a chance de dar problemas era maior.

O principal motivo para remoção era o fato de que, como a ROM aparecia como modificada, a opção de atualização via OTA (Over The Air) não funcionava. Pelo que li, a atualização poderia ser feita via Kies, mas vai saber. Comecei então a procurar uma maneira de resolver isso.

Foi aí que descobri que a Samsung colocou, a partir do S2, um flash counter. Dessa maneira, quando você coloca um novo firmware, o contador é incrementado. A partir daí quando você reinicia o aparelho, aparece na tela um triângulo amarelo ou algum outro aviso visual.
Se fosse só isso, não seria um grande problema. Como já falei acima, o maior problema para mim, era a impossibilidade de realizar a atualização via OTA. Mas graças ao Chainfire com o aplicativo Triangle Away, é possível resolver isso. O Triangle Away desabilita o triângulo e zera o contador de flash ROM. Dessa maneira, seu aparelho continua com root e para a Samsung seu celular está normal.

Observação 1. ESTA É UMA OPERAÇÃO PERIGOSA E PODE DANIFICAR SEU APARELHO. FAÇA POR SUA CONTA E RISCO!

Observação 2. Durante a execução do aplicativo, meu aparelho parou na tela de Download Mode e fui obrigado a reiniciar. Mas tudo funcionou bem.

Observação 3. Para verificar o status do dispositivo, vá em Configurações > Sobre o Dispositivo > Status. Agora o meu aparece como "Normal". Antes de executar o Triangle Away, aparecia como "Modificado".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Netflix não mostra ícone de streaming

Google Hacking

FTP não funciona no PHP