Postagem em destaque

WSL: Backup e Restauração

Imagem
Às vezes você tem um drive mais rápido (SSD) que o outro (HD). É o meu caso: meu drive C, é um SSD de 256 GB e meu drive D, é um HD de 512 GB. Um é pequeno e rápido; outro é grande e lento.  Meu drive C, por ser pequeno, acabou ficando sem espaço. Então fui pesquisar por grandes arquivos (usei o excelente TreeSize Free para isso) e descobri um tal de ext4.vhdx que tinha 29 GB. Esse arquivo é a imagem do disco do WSL no Windows e é normal ficar grande. O problema é que mesmo você apagando arquivos ele não diminui. E quando você usa o Docker, a situação se agrava rapidamente. Então, descobri uma maneira de compactar esse arquivo/disco. É um comentário da KarolineWss numa issue do WSL. Funciona maravilhosamente bem. Tanto que consegui diminuir praticamente pela metade o arquivo.  Mas para fazer isso, claro, pesquisei como fazer backup (e restauração). Esse artigo é sobre isso. E com um bônus, esse o arquivo fica numa localização meio complicada para humanos, mas fazendo um backup e uma

Embrulha que é pra viagem

Tem coisas que nós só aprendemos quando acontece com a gente. Recentemente viajei a trabalho para Brasília e notei que esqueci de levar algumas coisas que são muito importantes. A ideia aqui não é fazer um checklist para viagens como tem no Efetividade.net (alias, vale a pena dar uma conferida), e sim lembrar de levar alguns itens não muito usuais.

Pasta ou mochila pequena. Se você sai do hotel de manhã e só vai voltar a noite, isso é importante pois você pode guardar pasta de dente, fio dental, óculos, carteira, celular, tablet, etc.

Fita crepe. Se você der azar e a barra da calça soltar, com fita crepe dá para aguentar uns dias.

Barra de cereais. Afinal não é todo dia que você vai sair para jantar e além disso, os preços do hotel normalmente são proibitivos. Se você não gosta de barra de cereais, leve uma barra de chocolate.

Livro. Na viagem anterior a essa, meu voo em Congonhas foi cancelado e tive que esperar 5 horas no aeroporto. Como as tomadas são disputadas a tapa é muito provável que a bateria do celular acabe se ficar usando direto. Aí, quando chegar no destino, é capaz de você não ter bateria para chamar o taxi.



Comentários

  1. Sempre levo adaptadores de pinos, canivete Vitorinox, palitos, lanterna minúscula, alfinetes de segurança (joanas) e mais uns ''breguécios''.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Netflix não mostra ícone de streaming

Google Hacking

FTP não funciona no PHP