Postagem em destaque

Código Limpo: Nomes Significativos

Imagem
Às vezes fico com um assunto na cabeça por semanas, até achar uma situação ou um exemplo que esclareça a situação. Explico: estava querendo já a algum tempo escrever sobre boas práticas de programação, e pensei em iniciar por "Nomes Significativos", para seguir a nomenclatura utilizada pelo ótimo livro Código Limpo , de Robert C. Martin.  Entretanto, ficava sempre amarrado em exemplos que pareciam ser bons, mas que ainda eu não tinha visto a utilidade prática.  Antes de continuar preciso explicar que tenho um hábito de anotar num bloco de papel todas as ideias que surgem, pois elas desaparecem com a mesma velocidade que aparecem. Para isso tenho um bloco e caneta na mesa de cabeceira (além de um no banheiro), pois esses são os lugares onde tenho mais ideias... Vai entender... Semana passada, estava com um problema bem complicado e tive uma ideia: "vou criar uma variável para indicar que quando um arquivo tiver um certo tamanho deve gravar algumas informações no log. Pois

Problemas na instalação do Windows 8

Como puderam perceber, ainda não escrevi uma linha sequer sobre o Windows 8 (depois de seu lançamento oficial). O motivo é simples, não conseguia instalar o dito cujo. Depois de muito sofrimento, finalmente consegui. Abaixo, detalho o problema.

Fiz o normal: comprei a atualização por R$ 69,00, baixei do site (um dia depois aumentaram o meu link para 5 mb, mas isso é outro post). Criei uma nova partição, fiz uma cópia dos meus dados para essa partição, e copiei também para um HD externo (segurança nunca é demais). Isso consumiu uma noite inteira.

Enfim iniciei a instalação propriamente dita. Primeiro, tentei instalar via USB mas no final a tela ficava escura. Nas noites seguintes tentei de tudo: instalar pelo DVD, atualizar o Windows 7, efetuar uma instalação limpa, removi as partições criadas pela Dell (meu notebook é um Vostro 3550), alterei a posição das partições. Quem conhece um pouco sabe que mexer com partições nunca é rápido. Além disso, um comando errado e adeus. De todo modo, não consegui instalar.

Resolvi então verificar se existia alguma atualização da Dell para o meu notebook. Foi quando percebi que a BIOS estava desatualizada. A partir daí foi simples. Baixei a última versão do software e atualizei. Como sempre digo nessa hora: FAÇA POR SUA CONTA E RISCO. Os drivers da Dell podem ser baixados por aqui, basta selecionar o modelo de seu micro.

Mas pelo jeito a minha solução foi até fácil perto da do ArafatX, no fórum da Dell. Ele também estava com a tela escura após a instalação. A saída dele? Ativou o Narrator e passou a ouvir a descrição dos campos da tela. Com isso, iniciou o MSCONFIG e ativou a inicialização segura. Após reiniciar, ele foi ao gerenciador de dispositivos e viu que o driver da placa de vídeo estava com problema. Bastou desabilitar e reiniciar novamente. A título de curiosidade, tente fazer o que ele fez. Inicie o computador e deslique a tela. Depois siga os passos que ele descreve. Não é fácil.

Reiniciei o computador e refiz a instalação. Deu certo na "primeira" tentativa e várias noites mal dormidas. Mas como dizia o poeta: "Faz parte".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Netflix não mostra ícone de streaming

Google Hacking

FTP não funciona no PHP