Postagem em destaque

WSL: Backup e Restauração

Imagem
Às vezes você tem um drive mais rápido (SSD) que o outro (HD). É o meu caso: meu drive C, é um SSD de 256 GB e meu drive D, é um HD de 512 GB. Um é pequeno e rápido; outro é grande e lento.  Meu drive C, por ser pequeno, acabou ficando sem espaço. Então fui pesquisar por grandes arquivos (usei o excelente TreeSize Free para isso) e descobri um tal de ext4.vhdx que tinha 29 GB. Esse arquivo é a imagem do disco do WSL no Windows e é normal ficar grande. O problema é que mesmo você apagando arquivos ele não diminui. E quando você usa o Docker, a situação se agrava rapidamente. Então, descobri uma maneira de compactar esse arquivo/disco. É um comentário da KarolineWss numa issue do WSL. Funciona maravilhosamente bem. Tanto que consegui diminuir praticamente pela metade o arquivo.  Mas para fazer isso, claro, pesquisei como fazer backup (e restauração). Esse artigo é sobre isso. E com um bônus, esse o arquivo fica numa localização meio complicada para humanos, mas fazendo um backup e uma

Jelly Bean, primeiras impressões

Com 5 dias de utilização já dá para ter uma ideia do que o Jelly Bean (Android 4.1.1) traz de bom (e de ruim). As principais novidades que identifiquei foram:

Notificações: Ocupam mais espaço, e dessa maneira, trazem mais opções de interatividade ao usuário. Por exemplo, quando você recebe um email, uma boa parte dele aparece nas notificações. 

Project Butter: A transição mais fluída entre as telas, realmente ficou melhor. Não sei se realmente ficou mais rápido, mas a sensação que dá é que ficou.

Google Now: Ainda não consegui fazer testes consistentes com a voz, mas mesmo assim ele já traz algumas coisas interessantes, como o tempo de trajeto até em casa e a previsão do tempo, por exemplo. 

Mas não se  deixe enganar, pois ele é muito mais que isso. Se você fizer uma pesquisa por AC/DC e a banda for fazer um concerto próximo, ele avisa. Ou então, quando você está viajando, ele mostra fotos de locais próximos.


Modo de bloqueio : Desativa alguns recursos (chamadas, notificações, alarme e LED), em um determinado período. Gostei bastante, agora das 22:00 às 07:00 nada de LED piscando!

Mas encontrei um problema. O consumo de bateria aumentou e meu palpite é que o culpado é o Google Now, que fica monitorando diversos recursos e situações para gerar informações.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Netflix não mostra ícone de streaming

Google Hacking

FTP não funciona no PHP