Postagem em destaque

A incrível velocidade do Go

Imagem
Um dos motivos que gosto do Go (a linguagem de programação, não o jogo), é que ele é extremamente rápido. E não estou falando de utilizar goroutines pois aí é covardia. Estamos migrando um sistema de Coldfusion para Go e PHP e uma das rotinas insere um registro no banco de dados no início e outra no fim do processo. Pense como se fosse um log, mas um log específico para essa rotina. Dessa forma: 2023-05-18 17:45:03. 687     ... [processaImagem] Incorporando imagem 2023-05-18 17:45:03. 688     ... [processaImagem] Imagem incorporada Entre o inicio e o final do processamento levou 1ms. Até aí, tudo bem, se não fosse o fato dessa tabela ter o campo timestamp como parte da chave primária. Se reparar, o tempo é definido em milissegundos. Com o Coldfusion esse processo dura cerca de 20ms. Simplesmente migrando para Go, o tempo caiu muito, para menos de 1ms e assim, começou a dar erro de chave duplicada. A solução? Depende, sempre depende. No nosso contexto, a mais simples foi feita, pois nã

Problemas na instalação do Windows 8

Como puderam perceber, ainda não escrevi uma linha sequer sobre o Windows 8 (depois de seu lançamento oficial). O motivo é simples, não conseguia instalar o dito cujo. Depois de muito sofrimento, finalmente consegui. Abaixo, detalho o problema.

Fiz o normal: comprei a atualização por R$ 69,00, baixei do site (um dia depois aumentaram o meu link para 5 mb, mas isso é outro post). Criei uma nova partição, fiz uma cópia dos meus dados para essa partição, e copiei também para um HD externo (segurança nunca é demais). Isso consumiu uma noite inteira.

Enfim iniciei a instalação propriamente dita. Primeiro, tentei instalar via USB mas no final a tela ficava escura. Nas noites seguintes tentei de tudo: instalar pelo DVD, atualizar o Windows 7, efetuar uma instalação limpa, removi as partições criadas pela Dell (meu notebook é um Vostro 3550), alterei a posição das partições. Quem conhece um pouco sabe que mexer com partições nunca é rápido. Além disso, um comando errado e adeus. De todo modo, não consegui instalar.

Resolvi então verificar se existia alguma atualização da Dell para o meu notebook. Foi quando percebi que a BIOS estava desatualizada. A partir daí foi simples. Baixei a última versão do software e atualizei. Como sempre digo nessa hora: FAÇA POR SUA CONTA E RISCO. Os drivers da Dell podem ser baixados por aqui, basta selecionar o modelo de seu micro.

Mas pelo jeito a minha solução foi até fácil perto da do ArafatX, no fórum da Dell. Ele também estava com a tela escura após a instalação. A saída dele? Ativou o Narrator e passou a ouvir a descrição dos campos da tela. Com isso, iniciou o MSCONFIG e ativou a inicialização segura. Após reiniciar, ele foi ao gerenciador de dispositivos e viu que o driver da placa de vídeo estava com problema. Bastou desabilitar e reiniciar novamente. A título de curiosidade, tente fazer o que ele fez. Inicie o computador e deslique a tela. Depois siga os passos que ele descreve. Não é fácil.

Reiniciei o computador e refiz a instalação. Deu certo na "primeira" tentativa e várias noites mal dormidas. Mas como dizia o poeta: "Faz parte".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Netflix não mostra ícone de streaming

Google Hacking

FTP não funciona no PHP