Postagem em destaque

Código Limpo: Nomes Significativos

Imagem
Às vezes fico com um assunto na cabeça por semanas, até achar uma situação ou um exemplo que esclareça a situação. Explico: estava querendo já a algum tempo escrever sobre boas práticas de programação, e pensei em iniciar por "Nomes Significativos", para seguir a nomenclatura utilizada pelo ótimo livro Código Limpo , de Robert C. Martin.  Entretanto, ficava sempre amarrado em exemplos que pareciam ser bons, mas que ainda eu não tinha visto a utilidade prática.  Antes de continuar preciso explicar que tenho um hábito de anotar num bloco de papel todas as ideias que surgem, pois elas desaparecem com a mesma velocidade que aparecem. Para isso tenho um bloco e caneta na mesa de cabeceira (além de um no banheiro), pois esses são os lugares onde tenho mais ideias... Vai entender... Semana passada, estava com um problema bem complicado e tive uma ideia: "vou criar uma variável para indicar que quando um arquivo tiver um certo tamanho deve gravar algumas informações no log. Pois

Boot via USB

Primeiro usávamos os disquetes de 5'1/4", depois os disquetes de 3'1/2, depois os CDs, depois os DVDs e hoje em dia, usamos os pendrives para fazer o boot. Vide os ultrabooks e macbooks e afins que não possuem mais drive de CD/DVD.

Para mostrar a importância do boot via USB vou citar um caso recente que ocorreu comigo. Eu tinha o Windows 7 e resolvi instalar o Windows 8. Comecei mudando as partições do meu HD e para isso usei o Ultimate Boot CD, que traz algumas ferramentas muito úteis para manuteção do micro. Considero praticamente obrigatório para quem gosta de fuçar nas entranhas dos computadores.
Apesar do nome, é possível gerar um pendrive bootável da imagem ISO do Ultimante Boot CD. Inclusive ele tem orientações sobre como fazer isso. Entretanto, é um pouco trabalhoso, se formos seguir esse método.

Como sempre em informática, existe uma outra maneira (mais fácil) de se fazer isso. Eu utilizo um software chamado UNetbootin, que facilita esse processo de gerar o boot em uma unidade USB.
Basta selecionar "Imagem do disco", a imagem ISO, o drive USB e clicar em OK. Pronto, você tem um pendrive bootável. Lembrando que a imagem ISO pode ser de qualquer S.O., até um Windows 95, se você quiser.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Netflix não mostra ícone de streaming

Google Hacking

FTP não funciona no PHP