Postagem em destaque

WSL: Backup e Restauração

Imagem
Às vezes você tem um drive mais rápido (SSD) que o outro (HD). É o meu caso: meu drive C, é um SSD de 256 GB e meu drive D, é um HD de 512 GB. Um é pequeno e rápido; outro é grande e lento.  Meu drive C, por ser pequeno, acabou ficando sem espaço. Então fui pesquisar por grandes arquivos (usei o excelente TreeSize Free para isso) e descobri um tal de ext4.vhdx que tinha 29 GB. Esse arquivo é a imagem do disco do WSL no Windows e é normal ficar grande. O problema é que mesmo você apagando arquivos ele não diminui. E quando você usa o Docker, a situação se agrava rapidamente. Então, descobri uma maneira de compactar esse arquivo/disco. É um comentário da KarolineWss numa issue do WSL. Funciona maravilhosamente bem. Tanto que consegui diminuir praticamente pela metade o arquivo.  Mas para fazer isso, claro, pesquisei como fazer backup (e restauração). Esse artigo é sobre isso. E com um bônus, esse o arquivo fica numa localização meio complicada para humanos, mas fazendo um backup e uma

Boot via USB

Primeiro usávamos os disquetes de 5'1/4", depois os disquetes de 3'1/2, depois os CDs, depois os DVDs e hoje em dia, usamos os pendrives para fazer o boot. Vide os ultrabooks e macbooks e afins que não possuem mais drive de CD/DVD.

Para mostrar a importância do boot via USB vou citar um caso recente que ocorreu comigo. Eu tinha o Windows 7 e resolvi instalar o Windows 8. Comecei mudando as partições do meu HD e para isso usei o Ultimate Boot CD, que traz algumas ferramentas muito úteis para manuteção do micro. Considero praticamente obrigatório para quem gosta de fuçar nas entranhas dos computadores.
Apesar do nome, é possível gerar um pendrive bootável da imagem ISO do Ultimante Boot CD. Inclusive ele tem orientações sobre como fazer isso. Entretanto, é um pouco trabalhoso, se formos seguir esse método.

Como sempre em informática, existe uma outra maneira (mais fácil) de se fazer isso. Eu utilizo um software chamado UNetbootin, que facilita esse processo de gerar o boot em uma unidade USB.
Basta selecionar "Imagem do disco", a imagem ISO, o drive USB e clicar em OK. Pronto, você tem um pendrive bootável. Lembrando que a imagem ISO pode ser de qualquer S.O., até um Windows 95, se você quiser.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Netflix não mostra ícone de streaming

Google Hacking

FTP não funciona no PHP