Postagem em destaque

Código Limpo: Nomes Significativos

Imagem
Às vezes fico com um assunto na cabeça por semanas, até achar uma situação ou um exemplo que esclareça a situação. Explico: estava querendo já a algum tempo escrever sobre boas práticas de programação, e pensei em iniciar por "Nomes Significativos", para seguir a nomenclatura utilizada pelo ótimo livro Código Limpo , de Robert C. Martin.  Entretanto, ficava sempre amarrado em exemplos que pareciam ser bons, mas que ainda eu não tinha visto a utilidade prática.  Antes de continuar preciso explicar que tenho um hábito de anotar num bloco de papel todas as ideias que surgem, pois elas desaparecem com a mesma velocidade que aparecem. Para isso tenho um bloco e caneta na mesa de cabeceira (além de um no banheiro), pois esses são os lugares onde tenho mais ideias... Vai entender... Semana passada, estava com um problema bem complicado e tive uma ideia: "vou criar uma variável para indicar que quando um arquivo tiver um certo tamanho deve gravar algumas informações no log. Pois

Como comprar um tablet

Essa semana 3 pessoas me pergutaram sobre como comprar um tablet. Não tem uma receita mágica para isso, mas podemos enumerar as características mais importantes que você deve observar ao adquirir um tablet. Mas se você está em dúvida, talvez seja interessante antes ler o post  Vale a pena comprar um tablet?.

Também é preciso considerar qual o objetivo, pois isso pode influenciar sua escolha. Por exemplo: se você vai usar para trabalho, talvez seja necessário ter conexão 3G; se você quer usar para passar filmes na TV, o HDMI é essencial; se for para seu filho pequeno, considere um de mais baixo custo.

Sistema Operacional. Se você optar pelo Android (Google) verifique se a versão é pelo menos a Honeycomb 3.2. Dê preferência a versões mais atuais como a 4.0 ou 4.1 (melhor escolha). Caso opte pelo iOS (Apple), tenha em mente que você terá que usar o iTunes, que não é o software mais amigável do mundo.

Novo iPad
Armazenamento. Opte por tablet com pelo menos 16 GB, e/ou com suporte a cartão SD (é o equivalente ao pendrive no computador). Vale lembrar que o iPad não suporta cartão SD.

Tamanho. Se você quer carregar na bolsa ou levar para cima e para baixo, sugiro os modelos de 7 ou 8 polegadas. Caso contrário, fique com um de 10 polegadas mesmo.
Galaxy Tab 2 7.0
Peso. Qualquer 100 gramas fazem a diferença ao ficar segurando durante muito tempo o tablet.

Resolução. Acredite, 1280 x 800 é muito melhor que 800 x 600.

Bateria. Observe a autonomia da bateria. Normalmente, existe um indicador da autonomia em standby e rodando um vídeo. Se não durar 2 horas rodando vídeo, você vai viver atrás de uma tomada.

Processador. Preferência aos dual-core. Processamento nunca é demais.

RAM. No mínimo, 1 GB.

Tela. Existem dois tipos de tela: capacitiva ou resistiva. Se for resistiva, não compre. Outro fator importante: se a tela for do tipo Gorilla Glass, é muito mais difícil riscar.

Portas. Preferência aos que possuem entrada USB e saída HDMI. Isso facilita a cópia (USB) de vídeos, por exemplo, para o tablet e permite você conectar o tablet na TV (HDMI).
Genesis GT-7205s
Conexão. Caso você vá usar o tablet essencialmente em casa, basta um com o conexão WiFi. Mas se você quiser se conectar em qualquer lugar, a qualquer tempo, adquira com 3G, sabendo é claro, que terá um chip e gastos mensais com isso.

Acessórios. Considere caso um teclado físico seja importante, por exemplo.

Asus Transformer Pad TF300TG
Camera. Apesar de já ter visto algumas pessoas tirando fotos com um iPad, não é essencial ter uma boa câmera, ainda mais você tiver uma razoável no celular - acho o tablet desajeitado para tirar fotos.

Preço. Lógico que o preço é importante. Nem sempre o mais caro é o melhor, mas desconfie dos muito baratos.

Marca. Caso a marca não seja conhecida, pesquise antes de comprar, para evitar aborrecimentos futuros.

Para não ficar em cima do muro vou dar algumas sugestões, sem ordem de preferência:

Por fim, aconselho a ir até uma loja e manusear o tablet antes de comprá-lo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Netflix não mostra ícone de streaming

Google Hacking

FTP não funciona no PHP