Postagem em destaque

A incrível velocidade do Go

Imagem
Um dos motivos que gosto do Go (a linguagem de programação, não o jogo), é que ele é extremamente rápido. E não estou falando de utilizar goroutines pois aí é covardia. Estamos migrando um sistema de Coldfusion para Go e PHP e uma das rotinas insere um registro no banco de dados no início e outra no fim do processo. Pense como se fosse um log, mas um log específico para essa rotina. Dessa forma: 2023-05-18 17:45:03. 687     ... [processaImagem] Incorporando imagem 2023-05-18 17:45:03. 688     ... [processaImagem] Imagem incorporada Entre o inicio e o final do processamento levou 1ms. Até aí, tudo bem, se não fosse o fato dessa tabela ter o campo timestamp como parte da chave primária. Se reparar, o tempo é definido em milissegundos. Com o Coldfusion esse processo dura cerca de 20ms. Simplesmente migrando para Go, o tempo caiu muito, para menos de 1ms e assim, começou a dar erro de chave duplicada. A solução? Depende, sempre depende. No nosso contexto, a mais simples foi feita, pois nã

O caso do pendrive que o Windows não reconhecia

De uma hora para outra meu computador não lia mais o meu pendrive SanDisk Cruze Fit de 16 GB. A primeira coisa que pensei é que havia queimado. Mas depois de uns 5 minutos sem dar sinais de vida, eis que surge a letra "F" entre meus drives. Quando fui acessar, não tinha nada (aparecia espaço usado e espaço livre com 0 bytes). Tentei então formatar e o Windows falava que não existia nenhum drive naquela letra (como é então que aparecia para mim?).
Para tirar a dúvida, resolvi testar o pendrive em um notebook antigo e para minha surpresa/alegria, funcionou perfeitamente. Todo conteúdo está lá. Inclusive minhas fotos de carros.
Resolvi testar com outro pendrive de 16 GB que eu tenho, um Kingston DataTraveler, e ele também não funcionou. Troquei então a porta, e nada. Peguei outro pendrive, um de 4 GB genérico que eu tenho e este funcionou perfeitamente. Menos mal, o problema é só de reconhecimento do pendrive, pensei.

Voltei ao meu micro. E o problema permanecia. Fiz mais algumas tentativas, mas nada funcionava. Foi quando tive a ideia de entrar em modo de segurança e tentar remover as entradas do registro do pendrive.

Mas antes resolvi verificar se no modo de segurança ele reconhecia o pendrive - e deu certo! Todo conteúdo estava acessível. Em seguida, reiniciei o micro (não removi o pendrive da porta USB). Assim que o Windows inicializou, consegui acessar o pendrive. Problema resolvido.

Pode parecer estranho, mas lembro que uma vez o meu Windows estava com um problema qualquer e resolvi simplesmente entrando em modo de segurança e depois reiniciando. Será que no iOS (Apple) isso ocorre?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Netflix não mostra ícone de streaming

Google Hacking

FTP não funciona no PHP