Postagem em destaque

WSL: Backup e Restauração

Imagem
Às vezes você tem um drive mais rápido (SSD) que o outro (HD). É o meu caso: meu drive C, é um SSD de 256 GB e meu drive D, é um HD de 512 GB. Um é pequeno e rápido; outro é grande e lento.  Meu drive C, por ser pequeno, acabou ficando sem espaço. Então fui pesquisar por grandes arquivos (usei o excelente TreeSize Free para isso) e descobri um tal de ext4.vhdx que tinha 29 GB. Esse arquivo é a imagem do disco do WSL no Windows e é normal ficar grande. O problema é que mesmo você apagando arquivos ele não diminui. E quando você usa o Docker, a situação se agrava rapidamente. Então, descobri uma maneira de compactar esse arquivo/disco. É um comentário da KarolineWss numa issue do WSL. Funciona maravilhosamente bem. Tanto que consegui diminuir praticamente pela metade o arquivo.  Mas para fazer isso, claro, pesquisei como fazer backup (e restauração). Esse artigo é sobre isso. E com um bônus, esse o arquivo fica numa localização meio complicada para humanos, mas fazendo um backup e uma

O caso do pendrive que o Windows não reconhecia

De uma hora para outra meu computador não lia mais o meu pendrive SanDisk Cruze Fit de 16 GB. A primeira coisa que pensei é que havia queimado. Mas depois de uns 5 minutos sem dar sinais de vida, eis que surge a letra "F" entre meus drives. Quando fui acessar, não tinha nada (aparecia espaço usado e espaço livre com 0 bytes). Tentei então formatar e o Windows falava que não existia nenhum drive naquela letra (como é então que aparecia para mim?).
Para tirar a dúvida, resolvi testar o pendrive em um notebook antigo e para minha surpresa/alegria, funcionou perfeitamente. Todo conteúdo está lá. Inclusive minhas fotos de carros.
Resolvi testar com outro pendrive de 16 GB que eu tenho, um Kingston DataTraveler, e ele também não funcionou. Troquei então a porta, e nada. Peguei outro pendrive, um de 4 GB genérico que eu tenho e este funcionou perfeitamente. Menos mal, o problema é só de reconhecimento do pendrive, pensei.

Voltei ao meu micro. E o problema permanecia. Fiz mais algumas tentativas, mas nada funcionava. Foi quando tive a ideia de entrar em modo de segurança e tentar remover as entradas do registro do pendrive.

Mas antes resolvi verificar se no modo de segurança ele reconhecia o pendrive - e deu certo! Todo conteúdo estava acessível. Em seguida, reiniciei o micro (não removi o pendrive da porta USB). Assim que o Windows inicializou, consegui acessar o pendrive. Problema resolvido.

Pode parecer estranho, mas lembro que uma vez o meu Windows estava com um problema qualquer e resolvi simplesmente entrando em modo de segurança e depois reiniciando. Será que no iOS (Apple) isso ocorre?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Netflix não mostra ícone de streaming

Google Hacking

FTP não funciona no PHP