Postagem em destaque

Código Limpo: Nomes Significativos

Imagem
Às vezes fico com um assunto na cabeça por semanas, até achar uma situação ou um exemplo que esclareça a situação. Explico: estava querendo já a algum tempo escrever sobre boas práticas de programação, e pensei em iniciar por "Nomes Significativos", para seguir a nomenclatura utilizada pelo ótimo livro Código Limpo , de Robert C. Martin.  Entretanto, ficava sempre amarrado em exemplos que pareciam ser bons, mas que ainda eu não tinha visto a utilidade prática.  Antes de continuar preciso explicar que tenho um hábito de anotar num bloco de papel todas as ideias que surgem, pois elas desaparecem com a mesma velocidade que aparecem. Para isso tenho um bloco e caneta na mesa de cabeceira (além de um no banheiro), pois esses são os lugares onde tenho mais ideias... Vai entender... Semana passada, estava com um problema bem complicado e tive uma ideia: "vou criar uma variável para indicar que quando um arquivo tiver um certo tamanho deve gravar algumas informações no log. Pois

Dica de app: Google Gesture Search

Com o passar do tempo, a tendência da tela do seu celular é ficar lotada de atalhos e pastas. Eu tenho algumas pastas na tela principal onde agrupo os apps por categoria, mas mesmo assim algumas vezes não é fácil encontrar o que você procura. Aliás, não era, porque depois que você instala o Google Gesture Search (GGS), você ganha muito em produtividade e agilidade.
O GGS permite que você escreva na tela (com o dedo) e ele automaticamente faz o reconhecimento do caracter que você desenhou, faz a pesquisa e mostra o resultado na tela numa lista para você selecionar.
Para efeito de comparação, fiz a pesquisa pelo GGS e pelo método normal (localizar e abrir o aplicativo). Eis os resultados:
  • Localizar um contato. Com o GGS levei 7 segundos e 10 segundos no modo normal.
  • Executar um app. Primeiro fiz um teste com um app que fica dentro de uma pasta na minha tela principal. Com o GGS levei 6 segundos e como já sabia onde estava localizado, levei apenas 3 segundos no modo normal. Por curiosidade, "forcei um erro", ou seja, abri a pasta errada no primeiro toque. O tempo elevou-se para 6 segundos.
  • Executar um app sem atalho. Neste caso, o app está instalado mas não tem atalho na tela principal. Com o GGS levei 5 segundos e acessando os aplicativos, levei 7 segundos.
Resumo: o GGS leva vantagem em quase todos as comparações, menos naqueles em que os aplicativos tenham atalho na tela principal.
Você também pode configurar os itens pesquisáveis no app:
  • Favoritos
  • Contatos (todos ou só com telefone)
  • Apps
  • Músicas
  • Configurações
Mas a melhor característica do GGS é a sua capacidade de reconhecimento de escrita, que é muito boa. Isso permite que pessoas normais e não somente desenhistas, também possam utilizar o app.

    Comentários

    Postagens mais visitadas deste blog

    Netflix não mostra ícone de streaming

    Google Hacking

    FTP não funciona no PHP