Postagem em destaque

Código Limpo: Nomes Significativos

Imagem
Às vezes fico com um assunto na cabeça por semanas, até achar uma situação ou um exemplo que esclareça a situação. Explico: estava querendo já a algum tempo escrever sobre boas práticas de programação, e pensei em iniciar por "Nomes Significativos", para seguir a nomenclatura utilizada pelo ótimo livro Código Limpo , de Robert C. Martin.  Entretanto, ficava sempre amarrado em exemplos que pareciam ser bons, mas que ainda eu não tinha visto a utilidade prática.  Antes de continuar preciso explicar que tenho um hábito de anotar num bloco de papel todas as ideias que surgem, pois elas desaparecem com a mesma velocidade que aparecem. Para isso tenho um bloco e caneta na mesa de cabeceira (além de um no banheiro), pois esses são os lugares onde tenho mais ideias... Vai entender... Semana passada, estava com um problema bem complicado e tive uma ideia: "vou criar uma variável para indicar que quando um arquivo tiver um certo tamanho deve gravar algumas informações no log. Pois

Minhas previsões para 2013

Já começaram as restropectivas do ano e daqui  a pouco começam as previsões para 2013. Não que isso seja errado, o problema, aliás, são dois problemas, é que: (1) só falam disso o dia todo, todos os dias; e (2) as previsões são as mais óbvias possíveis: "vai morrer um cantor famoso". É claro que vai, todo ano morre. Ficarei realmente surpreso o ano que não morrer  um cantor famoso.

Então, para entrar na onda, vou dar meus pitacos (sempre correndo o risco de errar). No final de cada previsão, um comentário meu, em itálico:

1. O novo iPhone será lançado sem grandes mudanças: uma câmera um pouco melhor, uma tela com resolução um pouco melhor, um chip mais rápido (ainda que a Apple não divulge o clock). O preço não tem erro: vai ficar próximo do valor da última versão. Um pouco mais caro, é lógico. Ah, e vai ter fila!

2. O novo Galaxy (S4?), será lançado sem grandes mudanças: uma câmera um pouco melhor, uma tela com resolução um pouco melhor, um chip mais rápido . O preço não tem erro: vai ficar próximo do valor da última versão. Notou alguma semelhança com o item anterior?

3. Os demais fabricantes terão algum sucesso, pontual, com um ou outro modelo, nada mais. É sempre assim!

4. Um político importante irá morrer. Não diga! Podem ser todos?

5. Um cantor famoso irá morrer. Tá certo, já falei na abertura, mas tá valendo!

6. Um terremoto de grandes proporções irá vitiminar milhares de pessoas. Vai ser na Ásia e pode gerar um tsunami.

7. Dois atores famosos de Hollywood irão se separar! Essa foi covardia.

8. Um time brasileiro será eliminado na primeira fase das Libertadores. Vão culpar a altitude, o gramado e/ou a torcida adversária.

Um bom 2013 para todos!








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Netflix não mostra ícone de streaming

Google Hacking

FTP não funciona no PHP