Postagem em destaque

Código Limpo: Nomes Significativos

Imagem
Às vezes fico com um assunto na cabeça por semanas, até achar uma situação ou um exemplo que esclareça a situação. Explico: estava querendo já a algum tempo escrever sobre boas práticas de programação, e pensei em iniciar por "Nomes Significativos", para seguir a nomenclatura utilizada pelo ótimo livro Código Limpo , de Robert C. Martin.  Entretanto, ficava sempre amarrado em exemplos que pareciam ser bons, mas que ainda eu não tinha visto a utilidade prática.  Antes de continuar preciso explicar que tenho um hábito de anotar num bloco de papel todas as ideias que surgem, pois elas desaparecem com a mesma velocidade que aparecem. Para isso tenho um bloco e caneta na mesa de cabeceira (além de um no banheiro), pois esses são os lugares onde tenho mais ideias... Vai entender... Semana passada, estava com um problema bem complicado e tive uma ideia: "vou criar uma variável para indicar que quando um arquivo tiver um certo tamanho deve gravar algumas informações no log. Pois

Embrulha que é pra viagem

Tem coisas que nós só aprendemos quando acontece com a gente. Recentemente viajei a trabalho para Brasília e notei que esqueci de levar algumas coisas que são muito importantes. A ideia aqui não é fazer um checklist para viagens como tem no Efetividade.net (alias, vale a pena dar uma conferida), e sim lembrar de levar alguns itens não muito usuais.

Pasta ou mochila pequena. Se você sai do hotel de manhã e só vai voltar a noite, isso é importante pois você pode guardar pasta de dente, fio dental, óculos, carteira, celular, tablet, etc.

Fita crepe. Se você der azar e a barra da calça soltar, com fita crepe dá para aguentar uns dias.

Barra de cereais. Afinal não é todo dia que você vai sair para jantar e além disso, os preços do hotel normalmente são proibitivos. Se você não gosta de barra de cereais, leve uma barra de chocolate.

Livro. Na viagem anterior a essa, meu voo em Congonhas foi cancelado e tive que esperar 5 horas no aeroporto. Como as tomadas são disputadas a tapa é muito provável que a bateria do celular acabe se ficar usando direto. Aí, quando chegar no destino, é capaz de você não ter bateria para chamar o taxi.



Comentários

  1. Sempre levo adaptadores de pinos, canivete Vitorinox, palitos, lanterna minúscula, alfinetes de segurança (joanas) e mais uns ''breguécios''.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Netflix não mostra ícone de streaming

Google Hacking

FTP não funciona no PHP