Postagem em destaque

A incrível velocidade do Go

Imagem
Um dos motivos que gosto do Go (a linguagem de programação, não o jogo), é que ele é extremamente rápido. E não estou falando de utilizar goroutines pois aí é covardia. Estamos migrando um sistema de Coldfusion para Go e PHP e uma das rotinas insere um registro no banco de dados no início e outra no fim do processo. Pense como se fosse um log, mas um log específico para essa rotina. Dessa forma: 2023-05-18 17:45:03. 687     ... [processaImagem] Incorporando imagem 2023-05-18 17:45:03. 688     ... [processaImagem] Imagem incorporada Entre o inicio e o final do processamento levou 1ms. Até aí, tudo bem, se não fosse o fato dessa tabela ter o campo timestamp como parte da chave primária. Se reparar, o tempo é definido em milissegundos. Com o Coldfusion esse processo dura cerca de 20ms. Simplesmente migrando para Go, o tempo caiu muito, para menos de 1ms e assim, começou a dar erro de chave duplicada. A solução? Depende, sempre depende. No nosso contexto, a mais simples foi feita, pois nã

OVNI?

Atualizado dia 03/06/11 às 07:54.

Hoje pela manhã o céu estava azul, o trânsito calmo na BR-101 e como o visual estava bonito perto da divisa de Tijucas e Biguaçu, na altura do KM 173, resolvi tirar umas fotos. Até aí tudo bem. Diminui da velocidade de cruzeiro para 120 km/h, afinal segurança acima de tudo. E bati a primeira foto, às 07:06 da madrugada manhã:

Clique na foto para ampliar.

Um minuto depois (07:07 caso alguém não consiga fazer as contas), tirei outra:

Clique na foto para ampliar.

As fotos foram tiradas com uma camêra de 5 megapixels do celular (Nokia X3-02), com o vidro abaixado (estava sujo, mas já mandei lavar). Reparem que na segunda foto existe um objeto estranho. Demarquei a mesma área em ambas as fotos com um retângulo vermelho.

Dados climáticos no momento da foto:
Temperatura: 12ºC
Direção do vento: WNW
Velocidade do vento: 7,56 km/h
Pressão: 1019 hPa
Umidade relativa: 99%

Em tempo, não notei nenhum lapso de tempo e tampouco marcas estranhas no corpo (epa!), portanto acredito que não fui abduzido.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Netflix não mostra ícone de streaming

Google Hacking

FTP não funciona no PHP