Postagem em destaque

Código Limpo: Nomes Significativos

Imagem
Às vezes fico com um assunto na cabeça por semanas, até achar uma situação ou um exemplo que esclareça a situação. Explico: estava querendo já a algum tempo escrever sobre boas práticas de programação, e pensei em iniciar por "Nomes Significativos", para seguir a nomenclatura utilizada pelo ótimo livro Código Limpo , de Robert C. Martin.  Entretanto, ficava sempre amarrado em exemplos que pareciam ser bons, mas que ainda eu não tinha visto a utilidade prática.  Antes de continuar preciso explicar que tenho um hábito de anotar num bloco de papel todas as ideias que surgem, pois elas desaparecem com a mesma velocidade que aparecem. Para isso tenho um bloco e caneta na mesa de cabeceira (além de um no banheiro), pois esses são os lugares onde tenho mais ideias... Vai entender... Semana passada, estava com um problema bem complicado e tive uma ideia: "vou criar uma variável para indicar que quando um arquivo tiver um certo tamanho deve gravar algumas informações no log. Pois

Crimes cibernéticos

A onda de ataques a sites governamentais na semana passada, trouxe a tona muita informação, mas das dezenas de artigos que li e assisti não vi nenhum comentar sobre o real problema: que o brasileiro é ignorante.

O país lidera quase todas as listas de crimes, ataques e criação de malware que você puder imaginar. Ora, você pode pensar, o lado bom é que se estamos no topo dessas listas, é porque existem pessoas muito inteligentes por aqui. Em parte sim, mas hoje em dia, qualquer pessoa que tenha acesso a internet pode facilmente baixar um pacote de aplicativos que criam esses tipos de pragas virtuais. 

Concordo, porém, que existem pessoas inteligentes do lado escuro da força (huahuahuahuahaua), ou pelo menos espertas. Isso já ocorre desde que o homem anda para frente. Para cada otário existe um malandro (ou espertalhão) pronto para tentar passar a perna. Antes que reclamem, não quero dizer que pessoas normais não possam ter o micro contaminado. Claro que isso pode ocorrer com qualquer um. Mas, infelizmente, essa é a realidade do nosso povo.

Em suma, o Brasil é o primeiro da lista em crimes cibernéticos porque o brasileiro é burro! Mas, o que se pode esperar de um povo que não sabe ler, escrever ou interpretar um texto? Agora, imagine essas pessoas com um computador na frente. Resultado: além daquelas aberrações que vemos no Orkut, só podia dar nisso mesmo. Facilidade maior os hackers não vão conseguir (e nem precisam).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Netflix não mostra ícone de streaming

Google Hacking

FTP não funciona no PHP