Postagem em destaque

A incrível velocidade do Go

Imagem
Um dos motivos que gosto do Go (a linguagem de programação, não o jogo), é que ele é extremamente rápido. E não estou falando de utilizar goroutines pois aí é covardia. Estamos migrando um sistema de Coldfusion para Go e PHP e uma das rotinas insere um registro no banco de dados no início e outra no fim do processo. Pense como se fosse um log, mas um log específico para essa rotina. Dessa forma: 2023-05-18 17:45:03. 687     ... [processaImagem] Incorporando imagem 2023-05-18 17:45:03. 688     ... [processaImagem] Imagem incorporada Entre o inicio e o final do processamento levou 1ms. Até aí, tudo bem, se não fosse o fato dessa tabela ter o campo timestamp como parte da chave primária. Se reparar, o tempo é definido em milissegundos. Com o Coldfusion esse processo dura cerca de 20ms. Simplesmente migrando para Go, o tempo caiu muito, para menos de 1ms e assim, começou a dar erro de chave duplicada. A solução? Depende, sempre depende. No nosso contexto, a mais simples foi feita, pois nã

Crimes cibernéticos

A onda de ataques a sites governamentais na semana passada, trouxe a tona muita informação, mas das dezenas de artigos que li e assisti não vi nenhum comentar sobre o real problema: que o brasileiro é ignorante.

O país lidera quase todas as listas de crimes, ataques e criação de malware que você puder imaginar. Ora, você pode pensar, o lado bom é que se estamos no topo dessas listas, é porque existem pessoas muito inteligentes por aqui. Em parte sim, mas hoje em dia, qualquer pessoa que tenha acesso a internet pode facilmente baixar um pacote de aplicativos que criam esses tipos de pragas virtuais. 

Concordo, porém, que existem pessoas inteligentes do lado escuro da força (huahuahuahuahaua), ou pelo menos espertas. Isso já ocorre desde que o homem anda para frente. Para cada otário existe um malandro (ou espertalhão) pronto para tentar passar a perna. Antes que reclamem, não quero dizer que pessoas normais não possam ter o micro contaminado. Claro que isso pode ocorrer com qualquer um. Mas, infelizmente, essa é a realidade do nosso povo.

Em suma, o Brasil é o primeiro da lista em crimes cibernéticos porque o brasileiro é burro! Mas, o que se pode esperar de um povo que não sabe ler, escrever ou interpretar um texto? Agora, imagine essas pessoas com um computador na frente. Resultado: além daquelas aberrações que vemos no Orkut, só podia dar nisso mesmo. Facilidade maior os hackers não vão conseguir (e nem precisam).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Netflix não mostra ícone de streaming

Google Hacking

FTP não funciona no PHP