Atlantis: A Última Missão

Atlantis
Hoje, dia 8 de julho de 2011, será (se o tempo permitir) o último voo da ônibus espacial Atlantis. Aliás, será o último voo dos ônibus espaciais, que deverão ser substituídos em poucos anos por "soluções" da iniciativa privada. Ironia do destino, os americamos ficarão nesse período dependentes dos russos e suas naves Soyuz. Claro que pagarão (cerca de US$ 64 milhões por assento), mas durante a Guerra-Fria isso seria impensável, mesmo pagando.



Soyuz
Considero o fim dos ônibus espaciais uma pena. Apesar do custo altíssimo de cada missão, cerca de US$ 500 milhões, os resultados foram amplamente compensatórios. Além disso, os ônibus espaciais tem uma coisa que as naves russas não tem: o carisma. Toda vez que vejo um ônibus espacial lembro de Star Trek. Durante um tempo ficaremos "apenas" com os foguetes russos. Espero que a iniciativa privada resgate um pouco desse carisma que será perdido.








 
Agora, para quem acha que as viagens espaciais são uma coisa magnífica, tecnológica, cirúrgica, reparem na foto abaixo. É uma foto do pouso do ônibus espacial Discovery durante um pouso. Vejam a sujeira que fica após um voo. Um outro dado interessante: até onde sei o recorde de menor número de problemas técnicos durante uma missão é da Atlantis, em 2010. Foram "apenas" 46!!! O recorde anterior também era da Atlantis: 54. Imaginem o número de problemas técnicos na Columbia ou Challenger (que explodiram). Deve chegar perto de um googol ou até mesmo um googolpex!


Discovery

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como aprender a programar

Netflix não mostra ícone de streaming

Google Hacking