Postagem em destaque

Código Limpo: Nomes Significativos

Imagem
Às vezes fico com um assunto na cabeça por semanas, até achar uma situação ou um exemplo que esclareça a situação. Explico: estava querendo já a algum tempo escrever sobre boas práticas de programação, e pensei em iniciar por "Nomes Significativos", para seguir a nomenclatura utilizada pelo ótimo livro Código Limpo , de Robert C. Martin.  Entretanto, ficava sempre amarrado em exemplos que pareciam ser bons, mas que ainda eu não tinha visto a utilidade prática.  Antes de continuar preciso explicar que tenho um hábito de anotar num bloco de papel todas as ideias que surgem, pois elas desaparecem com a mesma velocidade que aparecem. Para isso tenho um bloco e caneta na mesa de cabeceira (além de um no banheiro), pois esses são os lugares onde tenho mais ideias... Vai entender... Semana passada, estava com um problema bem complicado e tive uma ideia: "vou criar uma variável para indicar que quando um arquivo tiver um certo tamanho deve gravar algumas informações no log. Pois

Atlantis: A Última Missão

Atlantis
Hoje, dia 8 de julho de 2011, será (se o tempo permitir) o último voo da ônibus espacial Atlantis. Aliás, será o último voo dos ônibus espaciais, que deverão ser substituídos em poucos anos por "soluções" da iniciativa privada. Ironia do destino, os americamos ficarão nesse período dependentes dos russos e suas naves Soyuz. Claro que pagarão (cerca de US$ 64 milhões por assento), mas durante a Guerra-Fria isso seria impensável, mesmo pagando.



Soyuz
Considero o fim dos ônibus espaciais uma pena. Apesar do custo altíssimo de cada missão, cerca de US$ 500 milhões, os resultados foram amplamente compensatórios. Além disso, os ônibus espaciais tem uma coisa que as naves russas não tem: o carisma. Toda vez que vejo um ônibus espacial lembro de Star Trek. Durante um tempo ficaremos "apenas" com os foguetes russos. Espero que a iniciativa privada resgate um pouco desse carisma que será perdido.








 
Agora, para quem acha que as viagens espaciais são uma coisa magnífica, tecnológica, cirúrgica, reparem na foto abaixo. É uma foto do pouso do ônibus espacial Discovery durante um pouso. Vejam a sujeira que fica após um voo. Um outro dado interessante: até onde sei o recorde de menor número de problemas técnicos durante uma missão é da Atlantis, em 2010. Foram "apenas" 46!!! O recorde anterior também era da Atlantis: 54. Imaginem o número de problemas técnicos na Columbia ou Challenger (que explodiram). Deve chegar perto de um googol ou até mesmo um googolpex!


Discovery

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Netflix não mostra ícone de streaming

Google Hacking

FTP não funciona no PHP