Como reduzir o tamanho de uma imagem

 
As câmeras atuais, com suas resoluções cada vez maiores, por vezes nos causam problemas ao gerar fotos enormes. Imagine enviar uma foto de 16 megapixels por email. Difícil (ou ao menos improdutivo), não? Mas não se preocupe, pois existe uma maneira rápida e fácil de reduzir o tamanho de uma imagem.

O software que eu uso é o RIOT (Radical Imagem Optimization Tool), que "deixa você ajustar visualmente os parâmetros de compressão, minimizando o tamanho do arquivo". Os resultados que obtive foram sempre muito bons. Na maioria das fotos que testei (normalmente de rosto), o tamanho da foto ficou em 10% da original. Detalhe importante: mesmo assim a qualidade permanece boa.

Os resultados podem variar, pois as variáveis são muitas (por exemplo, tipo de arquivo, compressão utilizada, tamanho da foto, etc). Mas o pior caso que tive foi de reduzir para 30% do tamanho original.


Vejam aqui o caso da imagem do OVNI. A original tem 711 KB e a otimizada ficou com 78 KB. Importante salientar que a foto original tem 1944 x 2592 pixels e a otimizada possui 1200 x 1600 pixels. Abaixo, está a mesma foto sem a redução de tamanho. Mesmo assim, o resultado é muito bom: 115 KB.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Netflix não mostra ícone de streaming

Concorrência com GO

Problema ao transferir arquivos grandes via FTP